Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar representa universidades estaduais em conferência nos EUA

Unespar representa universidades estaduais em conferência nos EUA

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Evento aconteceu entre os dias 29 de maio e 3 de junho

Evento aconteceu entre os dias 29 de maio e 3 de junho

As universidades estaduais do Paraná e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) estiveram representadas durante a Conferência Anual da Associação de Educadores Internacionais (Nafsa), em Denver, Colorado, nos Estados Unidos entre os dias 29 de maio e 3 de junho.

A coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unespar, professora Gisele Onuki, participou com as coordenadoras dos escritórios das universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP) e de Maringá (UEM), e oficiais brasileiros do Ministério da Educação, do Ministério de Relações Exteriores, da Embratur e da Faubai, além de outros representantes de instituições de ensino de todo o país.

Na programação, as coordenadoras dos ERIs participaram de sessões sobre liderança de educação internacional, gerenciamento internacional institucional, partilha de boas práticas, plenárias com ícones de gestão e plano estratégico internacional, além de temas como internacionalização do currículo, internacionalização abrangente, desenvolvimento de recursos sustentáveis para a internacionalização.

Para Gisele, a parceria com a Embratur foi fundamental para a presença das universidades na conferência. “Foi uma oportunidade em que pudemos fortalecer as relações existentes com as outras universidades, discutir a possibilidade de novos convênios e entender mais sobre os critérios que as instituições de Ensino Superior participantes adotam para firmar parcerias”, comenta.

A Nafsa é uma das mais importantes feiras sobre internacionalização do Ensino Superior que ocorre anualmente. Os participantes tiveram a oportunidade de interação e formação de redes de trabalho com mais de 400 instituições de ensino de todo o mundo, que move mais de 11 mil participantes.

A comissão organizadora da conferência acredita que os avanços de educação internacional de aprendizagem e erudição, fomenta a compreensão e o respeito entre pessoas de diversas origens e perspectivas, é essencial para o desenvolvimento de indivíduos globalmente competentes. (Com informações da assessoria de imprensa da SETI)