Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNESPAR sedia dois eventos científicos em outubro em Campo Mourão.

UNESPAR sedia dois eventos científicos em outubro em Campo Mourão.

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Os 50 anos do Golpe Militar no Brasil e Tecnologias e Universidade são os assuntos que tematizam o XIV Encontro Regional de História e o IX Encontro de Produção Científica e Tecnológica (EPCT), respectivamente. Os eventos serão realizados, neste mês, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Campo Mourão, reunindo estudantes, professores e pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior.

O encontro de História é uma realização da Seção Estadual do Paraná da Associação Nacional de História (Anpuh/PR) em parceria com a universidade e o colegiado de História. A programação ocorrerá entre os dias 7 e 10 de outubro com conferências, mesas redondas, simpósios temáticos para apresentação de trabalhos e minicursos.

O objetivo do XIV Encontro Regional de História é proporcionar uma reflexão sobre a nossa história recente e divulgar a contribuição da historiografia brasileira para a compreensão do período histórico, que configura tema importante no cenário público atual. Mais informações estão disponíveis em www.erh2014.pr.anpuh.org.

O EPTC, tradicional do campus de Campo Mourão, será realizado entre 27 e 31 de outubro. Organizado pelo Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Nupem), o evento configura-se como um espaço para o diálogo, divulgação e fortalecimento de pesquisas das diferentes áreas do conhecimento.

Entre os participantes estão estudantes vinculados aos programas de Iniciação Científica, estudantes e professores vinculados a grupos de pesquisa, docentes do Ensino Superior e da Educação Básica, bem como estudantes de pós-graduação. Na programação estão previstas palestras, comunicações livres e vinculadas a simpósios, painéis e workshops. Os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever até 20 de outubro no site www.fecilcam.br/ixepct.

O diretor do Campus, professor Eder Rogério Stela, lembra que em setembro já foram sediados outros três eventos e que juntos contribuem para tornar público os estudos que são desenvolvidos tanto na Unespar como em outras instituições. “Os eventos são sempre momentos enriquecedores em que os pesquisadores podem trocar experiência e colaborar com o encaminhamento dos estudos que realizam. É o momento em que podemos levar para além da universidade o que é produzido”, pontua.