Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar lança vestibular e recebe inscrições até 10 de agosto

Unespar lança vestibular e recebe inscrições até 10 de agosto

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Evento de lançamento foi realizado simultaneamente nos campi da Unespar

Evento de lançamento foi realizado simultaneamente nos campi da Unespar

Os interessados em estudar na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) podem se inscrever para o vestibular até o dia 10 de agosto. Nesta sexta-feira, 1º de julho, diferentes campi da instituição realizaram simultaneamente o lançamento da campanha e a abertura das inscrições para o processo que vai selecionar 1.742 novos estudantes para o próximo ano. A inscrição deve ser efetivada apenas pela internet no endereço vestibular.unespar.edu.br e a confirmação ocorrerá após o pagamento da taxa de R$ 100.

Até o ano passado eram reservados dois dias para as avaliações do vestibular. A novidade nesta edição é que as provas de conhecimento geral, vocacionada e a redação serão aplicadas no dia 13 de novembro. A proposta inicial da Comissão Central do Concurso de Vestibular (CCCV) era realizar as provas no final de outubro. Para isso, foram reduzidos os números de questões e ampliado o tempo para resolução.

Conforme lembra a coordenadora do vestibular, professora Aurea Viana, antes os candidatos precisavam responder 95 questões e produzir a redação em dois dias. “Pensando no perfil dos nossos alunos que é essencialmente de trabalhador conforme apresenta o diagnóstico da Unespar e na redução de gastos de organização, a prova será apenas no domingo com um total de 60 questões e a redação. Diante da mudança, ainda acrescentamos uma hora no tempo de duração da prova”, detalha.

Os candidatos dos cursos de Artes Cênicas, Dança, Música, Música Popular, Superior de Canto, Superior de Composição e Regência e Superior de Instrumento, ofertados pelos campi de Curitiba I e Curitiba II, deverão participar do Teste de Habilidade Específica (THE), segunda fase do vestibular. As provas serão aplicadas entre os dias 05 e 07 de dezembro de 2016.

O resultado final do vestibular será divulgado no dia 20 de dezembro no site oficial do concurso. A matrícula dos aprovados em primeira chamada está prevista para os dias 24 e 25 de janeiro de 2017, nos respectivos campi em que ingressarão.

Cursos
A Unespar oferta 67 cursos de graduação que estão divididos entre os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I (Embap), Curitiba II (FAP), Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

No último vestibular, os cursos mais concorridos foram os de Cinema e Audiovisual, do campus de Curitiba II, com 17,67 candidatos por vaga; Enfermagem, do campus de Paranavaí, com 11; Administração, do campus de Paranaguá, com 10,98; Pedagogia noturno, do campus de Paranavaí, com 9,93; Artes Visuais, do campus de Curitiba II, com 9,47 candidatos por vaga; e Ciência Contábeis, do campus de Apucarana, com 9,15 candidatos por vaga.

Lançamento
Lançamento – Nas atividades simultâneas realizadas nesta sexta-feira, às 9 horas, os campi que receberam estudantes e professores de escolas públicas, imprensa, autoridades educacionais e regionais e também visitaram escolas e veículos de comunicação. Na oportunidade, os membros da coordenação do concurso organizaram apresentações artísticas e abordaram dados sobre a universidade, os cursos existentes e as vagas divididas de acordo com as unidades.

A campanha que conta com a participação de acadêmicos da Unespar, tem como tema “O futuro é feito de escolhas. Qual é a sua?”. Durante os pronunciamentos de lançamento, as autoridades universitárias enfatizaram a importância do Ensino Superior para mudanças pessoais e profissionais dos estudantes, bem como a transformação da sociedade.