Você está aqui: Página Inicial > Notícias > XIV Encontro Regional de História será realizado na UNESPAR.

XIV Encontro Regional de História será realizado na UNESPAR.

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23
Um dos destaques deste semestre na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, são os eventos científicos. Em outubro, a instituição sediará o XIV Encontro Regional de História em parceria com a Seção Estadual do Paraná da Associação Nacional de História (Anpuh/PR).

A programação acontecerá entre os dias 7 e 10 de outubro e tem como público-alvo pesquisadores da área de história, professores universitários, professores da educação básica, alunos de pós-graduação e de graduação. Os interessados em participar como ouvintes e nos minicursos podem se inscrever até 22 de setembro emwww.erh2014.pr.anpuh.org.

Com o tema central “1964-2014: 50 anos do Golpe Militar no Brasil”, o objetivo é proporcionar uma reflexão sobre a história recente do país. Também visa divulgar a contribuição da historiografia brasileira para a compreensão desse período histórico, que configura tema candente no cenário público atual.

Segundo a coordenadora do colegiado de História, professora Claudia Priori, sediar o Encontro é motivo de honra e satisfação. “Nós do curso de História ficamos felizes com a oportunidade, principalmente por neste ano estarmos formando nossa primeira turma de graduação e por ser um momento de consolidação da universidade”, comenta.

A novidade nesta edição são os simpósios específicos para os alunos da graduação apresentarem trabalhos de Iniciação Científica (IC), Iniciação à Docência (PIBID) e  Educação Tutorial (PET). Os inscritos também participarão de conferências, mesas redondas, simpósios temáticos para apresentação de trabalhos, minicursos e atividades artístico-culturais.

Na abertura, será realizada a conferência “A atualidade do golpe de 1964” com o professor, doutor Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), às 19:30h, no Teatro Municipal de Campo Mourão. Mais informações podem ser acessadas na página oficial do evento.