Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitiva da Unespar participa de congresso no Chile

Comitiva da Unespar participa de congresso no Chile

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Com o objetivo de aproximação com as universidades latino-americanas e encaminhar parcerias, representantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão em Osorno, no Chile, participando do IV Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina (Cepial). Um dos primeiros compromissos dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão, professores Frank Antonio Mezzomo e Aurélio Bona Júnior, e da assessora de Relações Internacionais, professora Gisele Onuki, foi uma reunião com o diretor de Relações Internacionais da Universidad de Los Lagos, Julio Crespo, e com o coordenador de Cooperação de Desenvolvimento de Relações Internacionais da mesma instituição, Pedro Añazco. Na oportunidade, discutiram as possibilidades da realização de trabalhos conjuntos.

CEPIAU (4)

O evento iniciado na segunda-feira, 19, encerra nesta sexta-feira, 23, como um espaço de reflexão que tem resultado em diálogos sobre as múltiplas maneiras de perceber, entender e levar uma vida saudável. Durante a programação, a comitiva da Unespar também tem conversado com professores e pesquisadores de diversas universidades com o propósito de trocar experiências e viabilizar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas e projetos entre as instituições.

Em Santiago, o pró-reitor de Extensão e a assessora de Relações Internacionais da Unespar também aproveitaram para visitar as universidades locais e conversarem com representantes das mesmas.

Participação – A Unespar também participa da programação do congresso. Os professores Frank Antonio Mezzomo; Stela Maris da Silva, diretora do campus de Curitiba II; e Maricler Wollinger Kovalczuk, do campus de União da Vitória, compartilharam resultados de estudos que desenvolvem.

Na parte artística, o grupo Links de Dança, formado por alunos e professores do curso de Dança e Artes Cênicas do campus de Curitiba II, se apresentou na terça-feira. O grupo é coordenado pela aluna de dança Juliana Maria Greca. Nesta quinta-feira, 22, o professor Benedito Cândido da Silva coordena uma oficina de dramaturgia que trata sobre as representações teatrais de representações sociais.

CEPIAU (3)

Cepial - O Cepial é uma organização da Universidad de Los Lagos e conta com a participação de membros do serviço público, acadêmicos, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento. O congresso busca integrar pesquisa, artes, profissões e experiências diversas no âmbito cultural e territorial, acadêmicos e profissionais, para o fortalecimento de redes, o trabalho colaborativo e a interação de variadas perspectivas sobre uma convivência harmônica.

Como elementos particulares desta versão do evento, a comissão organizadora optou por integrar, conhecimentos científicos, práticas profissionais e administrativas, assim como os saberes ancestrais de povos originários de distintas áreas.

CEPIAU (1) CEPIAU (2)