Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar realiza XII Encontro Científico Pedagógico e IX Simpósio de Educação, de 25 a 29 de maio, em União da Vitória

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

O XII Encontro Científico Pedagógico e IX Simpósio de Educação é uma iniciativa do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória, contando com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE) e seus respectivos núcleos, do NUCATHE, do subprojeto Mão Amiga (CAPES/PIBID), bem como do Centro de Ciências Humanas e Educação, do Campus União da Vitória (CCHE/UV).

O evento acontecerá de 25 a 29 de maio de 2015 e tem por temática a “Formação Docente: Diálogos Educacionais” e objetiva socializar os conhecimentos, as informações, os debates e as discussões fomentadas nos âmbitos mais amplos das teorias e pesquisas que movem a formação de docentes na contemporaneidade.

A submissão de trabalhos para comunicações poderá ser realizada até o dia 30 de abril, mediante envio de resumos e artigos completos para o e-mail semanadepedagogia@yahoo.com.br.

Mais informações em www.fafiuv.br.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

18h30min Credenciamento

19h10min Abertura do evento

19h30min Apresentação Artística Infantil

20h Conferência (Salão Nobre da UNESPAR/UV)

Formação Docente: diálogos educacionais”

Profa. Dra. Lucimara de Paula (UEPG)

14h – 17h – Comunicações Orais e Coordenadas (Dependências da UNESPAR/UV)

19h – 22h – Comunicações Orais e Coordenadas (Dependências da UNESPAR/UV)

14h – 17h e 19h – 22h – Oficinas Pedagógicas (Dependências da UNESPAR/UV)

1. A Ludicidade no Ensino de Geociências – Prof. Ms. Paulo Meira Rocha

2. Gênero e Educação Infantil: construindo a igualdade – Profa. Ms. Dulceli Tonet Estacheski

3. Jogos na Aula de Matemática – Profa. Ms. Gabriele Granada Veleda e Profa. Suelen Richeski

4. Metodologia para o Ensino de História Local nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Aula de Campo – Prof. Ms. Ivanildo Sachinski

5. Pêssankas: A Arte de Colorir Ovos – Prof. Marcos Aurélio Balaban (somente das 19h-22h – 1ª Parte)

OBS.: Os inscritos, no ato da inscrição, podem escolher participar de uma oficina por período.

14h – 17h e 19h – 22h – Oficinas Pedagógicas (Dependências da UNESPAR/UV)

1. . Conceitos de Filosofia na Formação para o Educador Político – Prof. Dr. Antônio Charles Santiago

2. Era uma vez: o Ensino de História para crianças a partir da perspectiva da Educação Histórica – Prof. Ms. Everton Crema

3. Teatro e Educação – Prof. Dr. Samon Noyama

4. A Poesia pede Passagem – Prof. Dr. Caio Ricardo Bona Moreira e Projeto Memórias Poéticas

5. Cordel: uma ferramenta lúdica formativa e política – Profa. Valkíria de Novaes Santiago

6. Pêssankas: A Arte de Colorir Ovos – Prof. Marcos Aurélio Balaban (somente das 19h às 22h –2ª Parte)

28 e 29 de maio

13h30min às 16h30min e 19h às 22h

Exposição“Museu Pedagógico: uma expressão da História da Educação”

Uma iniciativa do NUCATHE – Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (Sala Multimídia – UNESPAR/UV).

Organizadora: Profa. Dra. Roseli B. Klein

14h-17h – Cine Debate – “Tarja Branca” (Auditório da UNESPAR/UV)

Profa. Dra. Franciele Clara Peloso

Profa. Dda. Nájela Tavares Ujiie

19h30min – Mesa-Redonda NUCATHE (Auditório da UNESPAR/UV)

Formação de Professores e História da Educação nas Cidades Gêmeas do Iguaçu”

Profa. Dra. Roseli B. Klein

Profa. Dra. Márcia Marlene Stentzler

Profa. Dra. Valéria Aparecida Schena

21h30min Encerramento do Evento e entrega de certificados

SERVIÇO:

XII Encontro Científico Pedagógico e IX Simpósio de Educação

25 a 29 de maio de 2015 – Unespar – Campus de União da Vitória

Submissão de trabalhos – Comunicações Orais

De 08/04/2015 a 30/04/2015

Resumos e Artigos completos deverão ser enviados ao

e-mail semanadepedagogia@yahoo.com.br

Normas do Colegiado de Pedagogia disponíveis no site da IES.

O envio do trabalho não implicará inscrição do evento, esta se efetivará mediante o pagamento de taxa de inscrição. Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica, bem como o ensalamento das Comunicações Orais será divulgado no dia 22/05/2015.

De 08/04/2015 a 22/05/2015 na Tesouraria da UNESPAR/UV.

A Ficha de Inscrição para o evento será disponibilizada no site www.fafiuv.br no link do evento. Obrigatório anexar uma fotocópia de Documento de Identidade.

Valores

Acadêmicos, Estudantes do Magistério e Profissionais: R$35,00 (Participação integral no evento oferecida aos 200 primeiros inscritos).

Oficinas avulsas: R$ 20,00 cada uma

Visitação a Exposição: entrada livre

Participação no evento completo: Certificado de 40 horas

Participação em oficina: Declaração de Participação

Informações Gerais

A entrega dos certificados acontecerá no encerramento do evento, dia 29 de maio de 2015.

Também serão entregues nos dias 1° e 2 de junho no período vespertino e noturno nas dependências do Colegiado de Pedagogia (UNESPAR/UV).

Profa. Dra. Roseli B. Klein (Presidente)

Profa. Dra. Eliane Paganini da Silva (Vice-Presidente)

Profa. Dr. Aurélio Bona Junior

Profa. Ms. Edilene Hatschbach