Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar recebe inscrições para o IV Encontro e II Seminário do Pibid

Unespar recebe inscrições para o IV Encontro e II Seminário do Pibid

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

“Formação de Professores em Movimento: múltiplos espaços” é o tema do IV Encontro e II Seminário do Pibid da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O evento será realizado nos dias 3 e 4 de julho sob a organização do campus de Campo Mourão e com apoio da Capes.

A inscrição para os interessados em participar com comunicações orais, pôsteres materiais didáticos ou oficinas está aberta. A submissão dos resumos deve ser efetuada até o dia 15 de maio e as normas podem ser consultadas no site do evento.

Segundo a coordenadora institucional do Pibid, professora Márcia Stentzler, o evento constitui a principal reunião das licenciaturas da Unespar pelo número de participantes e pela diversidade de propostas didático-pedagógicas reunidas em um só espaço. “Tudo o que se tem acesso no evento é resultado da experiência de cada licenciando, supervisor e coordenador do programa na instituição. Cada trabalho se organiza a partir de reflexões teóricas das áreas, entretecidas a aspectos práticos vivenciados no cotidiano das Escolas de Educação Básica onde os subprojetos são desenvolvidos”, detalha.

Programação – O IV Encontro e II Seminário do Pibid da Unespar terá uma programação diversificada. A conferência de abertura, por exemplo, será ministrada pelo professor, doutor José Carlos Libâneo, que abordará os embates atuais sobre objetivos e formas de funcionamento da escola e a formação profissional de professores. Além disso, será realizada a reunião dos coordenadores e a apresentação dos trabalhos produzidos pelos subprojetos na universidade.

Pibid na Unespar – Atualmente a Unespar reúne o maior número de bolsistas do Pibid do Estado do Paraná. Conforme observa a coordenadora institucional, isso faz com que a universidade se destaque entre as instituições de Ensino Superior paranaenses pelo desenvolvimento de ações formativas para a docência da Educação Básica.

Nos sete campi são ofertadas 852 bolsas de iniciação à docência; 151 bolsas de supervisão; 63 de coordenação de área; quatro de coordenação de gestão e uma de coordenação institucional. Com isso, a Capes faz o repasse anual de R$ 6.619.380 por meio de bolsas de estudo pagas diretamente aos participantes do programa.