Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 87 profissionais vão atuar nas forças de segurança em programa de Residência Técnica em Gestão de Segurança Pública

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 28/10/2022 07h11 última modificação: 01/11/2022 17h10

Os 87 profissionais selecionados no Programa de Residência Técnica em Gestão da Segurança Pública (Restec Gesp) participaram nesta semana de uma palestra sobre Planejamento Estratégico em Segurança Pública. Realizado em formato híbrido, o evento marcou o início das atividades do programa, que contempla um curso de especialização custeado pelo Governo do Estado. Ao todo, foram investidos R$ 9,9 milhões nessa ação inédita no Brasil.

O encontro reuniu, presencialmente, os 58 residentes que irão atuar nas cidades de Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da Capital. Os outros 29 profissionais estão lotados em Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa. Eles assistiam a transmissão da palestra em tempo real, pela Internet, nas respectivas unidades de lotação.

Essa residência é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a Superintendência-Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), instituição acadêmica responsável pelo conteúdo didático-pedagógico da pós-graduação ofertada.

O curso de especialização será realizado na modalidade de ensino a distância (EaD), com duração de dois anos e previsão de carga horária de 420 horas, incluindo os módulos de disciplinas e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, ressaltou o compromisso com a qualificação dos serviços públicos disponibilizados à população. “A ideia é promover educação profissional continuada, com o intuito de capacitar e qualificar profissionais para diferentes especialidades técnicas e administrativas, nas áreas internas das instituições públicas estaduais, sem perder de vista o foco na qualidade de atendimento e serviços ofertados aos cidadãos paranaenses”, pontuou.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita de Oliveira, os residentes técnicos irão atuar na SESP, no Corpo de Bombeiros e nas polícias Civil, Militar, Científica e Penal. "Esses estudantes de pós-graduação são qualificados e vêm com ideias e motivações. Com essa parceria, esperamos colher resultados positivos e gratificantes, proporcionando aos residentes a aquisição de experiência e conhecimento técnico aplicado", ressaltou.

Em sua palestra, o tenente-coronel Vladimir Donati, do Corpo de Bombeiros do Paraná, destacou o planejamento como atividade estratégica para a gestão da Segurança Pública. “O planejamento contribui para a gestão estratégica e operacional das instituições e padronização de processos e controle de metas e planos de ação nas diferentes unidades e níveis hierárquicos, com impacto no acompanhamento sistemático e disciplinado de resultados de médio e longo prazo”, afirmou o oficial, sinalizando, entre outros aspectos, a produtividade no sistema integrado de segurança pública.

LOTAÇÕES – Além da Sesp, os residentes estão lotados nas polícias Científica, Civil e Militar do Paraná, no Corpo de Bombeiros e no Departamento Penitenciário (Depen). Entre os selecionados, cinco profissionais foram destinados para o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), órgão de assessoramento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, vinculado academicamente à Unespar e administrativamente à Casa Militar.

Pioneiros no País, os programas de Residência Técnica são destinados para recém-graduados de várias áreas do conhecimento. A Restec Gesp, especificamente, selecionou profissionais de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Farmácia, Geografia, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia da Informação.

Também foram aprovados profissionais das áreas de Saúde e Biológicas, para atuar nos setores de Genética, Toxicologia e Química da Polícia Científica.

PRESENÇAS – O encontro contou com a presença do diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; e da reitora da Unespar, Salete Machado Sirino. Representando a coordenação do Curso de Especialização em Gestão da Segurança Pública estavam presentes as docentes Danyelle Stringari (Coordenação Pedagógica), Elaine Cristina Lopes (Coordenação Administrativa), Fabiane Fortes (Coordenação de Equipe Multidisciplinar) e Roselis Mazzuchetti (Coordenação de Supervisores e Residentes), bem como do pró-reitor de Planejamento da Unespar,  Sydinei Kempa,  do pró-reitor de Gestão de Pessoa e Desenvolvimento, Valderlei Garcia Sanches,  das direções dos campi de Curitiba I e II, Marco Aurélio Koentopp e Noemi Nascimento Ansay, do campus de Paranaguá, Moacir Dalla Palma, e da diretora de Relações Internacionais, Nadia Luciani.

Fonte: Agência de Notícias.

Fotos: Helio Sauthier e Ricardo Almeida (SESP).