Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capes disponibiliza palestras científicas online

Geral

Capes disponibiliza palestras científicas online

Geral, pesquisa

por Denise Ligmanovski publicado: 14/04/2023 11h22 última modificação: 14/04/2023 11h33

A comunidade científica terá acesso a uma nova programação de workshops online, com temas interessantes apresentados por palestrantes especialistas nacionais e do exterior. As palestras pertencem ao Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Editora Karger. O convite surge da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do Centro Acadêmico de Letramento e Escrita (Cale).

São quatro palestras que vão ocorrer nos meses de abril, maio e junho:

  • 28 de abril, às 13h - Divulgação científica para a imprensa: por que e como fazer?
  • 12 de maio, às 13h - Revisão sistemática: Desenho, Método e Aplicação na Prática
  • 26 de maio, às 13h - Ética na Pesquisa e Publicação em tempos de Ciência Aberta (Sessão em Inglês)
  • 16 de junho, às 13h - Revisão de Confiança: Melhores Práticas para Peer Reviewers (Sessão em Inglês)

 

Quem quiser participar basta acessar o link de cadastro na página, disponível abaixo.

PARA PARTICIPAR CLIQUE AQUI 

 

Divulgação científica para a imprensa: por que e como fazer?

Importância de comunicar sua pesquisa para jornalistas; Como comunicar com efetividade?; O papel das assessorias de imprensa e de agências como a Bori; Impacto da disseminação de conteúdo via Agência Bori; Novas soluções da Karger para suporte à Divulgação Científica.

Palestrante: Natália Martins Flores. Jornalista de ciência, atual gerente de conteúdo da Agência Bori. Pesquisadora de comunicação de ciência, com doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na curadoria de estudos científicos com interesse jornalístico e coordena as frentes de conteúdo das disseminações de pesquisas inéditas para a imprensa da Bori e de treinamentos para cientistas e jornalista.

 

Revisão sistemática: Desenho, Método e Aplicação na Prática

Hierarquia das evidências; Conceito de revisão sistemática; Tipos de revisão sistemática; Etapas metodológicas de uma revisão sistemática; Relato de uma revisão sistemática; Síntese narrativa e quantitativa (meta-análise); Certeza da evidência.

Palestrante: Haliton Alves de Oliveira Junior, M.Sc, Ph.D. Gerente de Pesquisas no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Coordenador da Unidade de Avaliação de Tecnologias em Saúde (UATS/HAOC). Atual membro do Comitê Gestor da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) representando os Núcleos de Avaliação de Tecnologia em Saúde do Sudeste. Mestre e Doutor em Farmacoepidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Farmacêutico de formação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Ética na Pesquisa e Publicação em tempos de Ciência Aberta (sessão em inglês)

Quais as principais etapas que um manuscrito passa desde a submissão até a decisão; Como incorporar uma Ciência Aberta Ética em sua pesquisa para maximizar as oportunidades de publicação; Aspectos éticos do compartilhamento de dados e as expectativas da disponibilidade de dados.

O workshop destina-se a pesquisadores em início de carreira e interessados em Ciência Aberta. Nenhuma experiência de revisão por pares ou publicação é necessária.

Palestrante: Gráinne McNamara, PhD. Gráinne recebeu seu PhD em Neurociência Integrativa pela Universidade de Cardiff no Reino Unido. Atuou como pesquisadora na Universidade de Cardiff e Londres antes de passar a trabalhar com Integridade na Pesquisa e Publicação de Livros e Periódicos Científicos. Atualmente é gerente de Integridade de Pesquisa/Ética de publicação na Karger Publishers e lidera uma equipe responsável por desenvolver políticas de integridade de pesquisa e conduzir investigações para todos os periódicos da Karger.

 

Revisão de Confiança - Melhores Práticas para Peer Reviewers (sessão em inglês)

Compreenda o papel do Peer Reviewer no processo de tomada de decisão em um Periódico; Aprenda como revisar um manuscrito respaldado em Confiabilidade; Obtenha dicas para escrever um relatório de revisão construtivo para autores.

O workshop destina-se a pesquisadores em início de carreira e interessados em Ciência Aberta. Nenhuma experiência de revisão por pares ou publicação é necessária.

Palestrante: Gráinne McNamara, PhD. Gráinne recebeu seu PhD em Neurociência Integrativa pela Universidade de Cardiff no Reino Unido. Atuou como pesquisadora na Universidade de Cardiff e Londres antes de passar a trabalhar com Integridade na Pesquisa e Publicação de Livros e Periódicos Científicos. Atualmente é gerente de Integridade de Pesquisa / Ética de publicação na Karger Publishers e lidera uma equipe responsável por desenvolver políticas de integridade de pesquisa e conduzir investigações para todos os periódicos da Karger.