Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Direção de campus toma posse em Paranavaí

Geral

Direção de campus toma posse em Paranavaí

Geral

por Marina Santos Daum publicado: 07/01/2022 20h58 última modificação: 05/07/2022 08h31

Na última quarta-feira (5), às 14 horas, aconteceu a solenidade de posse da nova Diretoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranavaí. A cerimônia empossou como nova Diretora Geral de campus, a professora Maria Antonia Ramos Costa e como Vice-diretor, o professor Elias de Souza Júnior. Estiverem presentes a reitora e vice-reitor da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino e Edmar Bonfim de Oliveira.

A nova Diretora Geral do campus diz estar ciente da responsabilidade assumida:  “especialmente pelo momento adverso que atravessamos no campo político-econômico do cenário nacional, por isso convidamos todos os membros da comunidade interna a fazerem parte do processo de retomada do papel que o campus de Paranavaí assume, na efetivação e consolidação da Unespar, no cumprimento de sua missão institucional de gerar e difundir conhecimento científico”.

O novo vice-diretor reforça que a nova gestão está empenhada e convicta para realizar um trabalho transparente e participativo. “Queremos trabalhar junto à comunidade acadêmica, priorizando a qualidade do ensino, a dedicação e valorização nos projetos de pesquisa e de extensão. Temos como prioridade ampliar nossos contatos com os órgãos superiores, para a conquista de novos programas de mestrado e doutorado para o campus Paranavaí, em parcerias com outros campi da Unespar”, planeja Elias.

Durante o evento, a reitora da Unespar comemora a posse de uma mulher à frente da gestão. “Este momento é muito importante para a Universidade, pois na gestão de seus sete campi, a partir de hoje, passa a contar com duas mulheres atuando na Direção Geral de campus. Manifesto que a gestão que hoje assume a direção do campus Paranavaí contará com todo o nosso apoio e parceria, assim como aconteceu durante a gestão do Professor Ivan Ferreira, que hoje encerra este importante trabalho”.

Em seu discurso de despedida, enquanto Diretor Geral do campus Paranavaí, o professor Ivan Ferreira da Cruz agradeceu, inicialmente, ao apoio de sua família. Agradeceu também ao Professor Edmar, então diretor do campus, “pela cumplicidade e amizade cultivada nesses anos de convivência”. Destacou que “essa parceria produziu efeito de mão dupla, em que um ensinou e aprendeu com o outro, e isso fez a diferença na gestão”. Enfatizou o apoio recebido por parte dos órgãos públicos constituídos, especialmente do executivo e do Legislativo de Paranavaí. Agradeceu aos professores e Agentes Universitários. Enalteceu também os trabalhos realizados pelos coordenadores de cursos, diretores e diretoras de área, bem como da equipe de gestão do campus. Ao final, o Prof. Ivan Parabenizou a Professora Maria Antônia e Professor Elias Jr. pela eleição para o novo ciclo frente à gestão do campus e também enalteceu o apoio recebido da reitoria, na pessoa da professora Salete e do vice-reitor, Prof. Edmar, especialmente na atenção às demandas de recursos financeiros (R$ 700.000,00) para retomada da obra paralisada desde 2016, para as reformas dos prédios afetados pelos vendavais que assolaram o campus nos dois últimos anos e para aquisição de equipamentos.

Ao fazer o uso da palavra, o professor Edmar Bonfim de Oliveira, Diretor Geral do campus Paranavaí no período de julho/2017 a dezembro/2020, destacou a importante parceria com o professor Ivan Ferreira da Cruz, então vice-diretor. Enfatizou que “foi um período difícil devido à falta de recursos humanos e financeiros, e também devido à pandemia que assolou o país e o mundo, mas que isso não os desanimaram, buscando sempre de forma ética e responsável atender os anseios da comunidade interna e externa, colocando em prática o Plano de Gestão por eles estabelecidos”.

Sobre as ações realizadas durante esse ciclo de gestão, o professor Edmar destacou importantes conquistas coletivas, dentre elas a criação do Núcleo Maria da Penha (Numape), capitaneada pela professora Maria Inez Barboza Marques; a criação do curso de Direito, uma antiga reivindicação da comunidade, finalmente alcançada em 2019; a criação do curso de Educação Física, modalidade bacharelado, cujo empenho do colegiado do curso de Educação Física (Licenciatura) e da Direção do Centro de Ciências da Saúde, foi preponderante para implementação dessa nova modalidade de graduação. Destacou, ainda, importantes ações internas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, além da implementação de novos processos de gestão, aproximação com a comunidade externa, aquisição de novos equipamentos, além das emendas parlamentares que foram obtidas junto aos Deputados Federais Zeca Dirceu e Ênio Verri.

Antes de encerrar sua fala, o professor Edmar externou seu agradecimento ao professor Ivan, que ao assumir a Direção do Campus para mandato complementar (de janeiro a dezembro/2021), deu sequência aos pleitos que estavam em andamento, especialmente em relação aos recursos financeiros necessários para finalização da obra paralisada no campus desde 2016, e da reforma do Centro de Eventos e do Centro de Atividades Corporais (CAC), ambos atingidos por fortes vendavais ocorridos em 2020 e 2021. Ao final, registrou o importante apoio que o campus recebeu da reitora, Salete Paulina Machado Sirino, e da equipe da reitoria, “que não mediram esforços para que os recursos financeiros pleiteados junto ao governo do estado chegassem ao campus com a celeridade necessária”.

Estiveram presentes prestigiando a solenidade de posse da Direção do campus Paranavaí, os diretores dos campi de Apucarana, Daniel Gomes; Curitiba I/Embap, Marco Aurélio Koentopp; Curitiba II/FAP, Noemi Ansay, assim como docentes, agentes administrativos, estagiários e terceirizados do campus e familiares dos empossados. Participaram também, autoridades como o Prefeito em exercício de Paranavaí, Pedro Baraldi, representantes do legislativo municipal, Vereadores Amarildo Costa e José Galvão, Secretários Municipais, Diretoria de Enfermagem do Hospital Santa Casa, Coordenação do Ambulatório de especialidades médicas, diretor do campus de Paranavaí do Instituto Federal do Paraná (IFPR), José Barbosa, e a superintendente do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Elisabete Mitiko Kobayashi.