Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do PPG-Cineav participam de visita técnica na Cinemateca e Museu da Imagem e do Som

Geral

Estudantes do PPG-Cineav participam de visita técnica na Cinemateca e Museu da Imagem e do Som

Geral, Pesquisa

por publicado: 26/04/2023 10h29 última modificação: 26/04/2023 10h29

No último dia 12 de abril, estudantes da turma de 2023 do Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-Cineav) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/FAP, realizaram visitas técnicas a fim de conhecer instituições de guarda, preservação e pesquisa em Cinema e Vídeo. Sob condução do professor Eduardo Baggio, puderam apreciar os espaços e parte dos acervos da Cinemateca de Curitiba e do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). 

Na Cinemateca, os/as estudantes participaram de um bate-papo com o cineasta Marcos Stankievicz Saboia, atual coordenador do trabalho, sobre dados de pesquisa e recuperação desde os primeiros filmes paranaenses, enquanto percorriam os andares do edifício. A Cinemateca foi inaugurada em 1998 e vinculada à Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a Cinemateca, desde então, tem sido palco para diversos cineastas e cinéfilos da região. O espaço conta com acervos de filmes (em película e digital), além de biblioteca especializada, banco de dados, cartazes, equipamentos antigos etc. 

A visita seguiu rumo ao MIS-PR e lá os/as estudantes tiveram contato com equipamentos como toca-discos e câmeras fotográficas do início do século XX, além de registros fotográficos de diferentes épocas e gerações. O MIS-PR foi construído no final do século XIX, tornou-se Palácio da Liberdade e hoje é patrimônio histórico-cultural tombado pelo Paraná. Atualmente coordenado pela diretora Mirele Camargo, desenvolve atividades como workshops, palestras e exposições como parte do cronograma de visitação, conduzidos por membros da equipe técnica, discentes e docente

Na oportunidade, o percurso entre Cinemateca e MIS-PR foi realizado numa caminhada de cerca de 1,5Km, passando pela antiga Cinelândia de Curitiba. A região localizada na parte central da cidade, nos anos 20, abrangeu cines como: Vitória, São João, Rivoli, Luz, Ritz, Avenida, Palácio, Curitiba, América, Plaza, Ópera, Odeon, Arlequim e Lido. Por meio de aparelhos celulares, com acesso aos registros fotográficos em domínio público, foi possível o movimento de comparação entre “antes e depois” dessas instalações, através da observação de mudanças arquitetônicas, culturais e sociopolíticas envolvendo o complexo de cinemas de rua.

 

Texto por: Milleni Bezerra Moreira – Discente da turma de 2023 do PPG-CineAV.