Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Roda de Conversa com estudantes da Unespar discute a representação estudantil

Geral

II Roda de Conversa com estudantes da Unespar discute a representação estudantil

Geral, Extensão

por Helio Sauthier publicado: 12/07/2021 13h42 última modificação: 05/07/2022 08h30

No dia 09 de julho, a Diretoria de Assuntos Estudantis, as Divisões de Assuntos Estudantis e as representações estudantis da Universidade Estadual do Paraná realizaram a II Roda de Conversa com estudantes da Unespar.  

Durante o encontro, os estudantes evidenciaram as pautas que precisam ser priorizadas, tais como: políticas de permanência estudantil que sejam efetivas, melhora no fluxo da comunicação da Unespar com os(as) estudantes em diferentes espaços, fortalecimento do movimento estudantil e consequentemente da representação estudantil nas instâncias da Universidade.

Os(as) estudantes entendem que para pensar a manutenção da universidade e das políticas de permanência estudantil, é necessário compreender a conjuntura que permeia o contexto atual, inclusive em nível nacional e do Estado, pois, as IES públicas dependem de orçamento público. O diálogo teve como norte a compreensão de que os temas em pauta se articulam e que as questões tratadas são interdependentes e passam pela necessidade do fortalecimento da universidade pública, democrática, laica, referenciada e inclusiva. Foi unânime a compreensão sobre a importância do diálogo com os(as) estudantes de todos os campi. Para tanto, deliberou-se que as chefias das Divisões de Assuntos Estudantis devem estreitar o diálogo com as representações estudantis nos seus respectivos campi, a partir da realização de reuniões descentralizadas, de forma a ampliar a participação estudantil e contribuir para fortalecimento do Movimento Estudantil, destaca a diretora de Assuntos Estudantis, Maria Inez Barboza Marques. 

Durante a reunião, também foi realizado o convite para que os(as) estudantes participem do 1º Ciclo de Debates, organizado pelo DCE 29 de abril,  do campus de União da Vitória, que terá início no dia 21 de julho de 2021.