Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proec incentiva comunidade a participar da construção da Política Institucional de Arte e Cultura

Geral, extensão

por Marina Santos Daum publicado: 15/03/2023 14h45 última modificação: 15/03/2023 17h43

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio da Diretoria de Cultura, convida a comunidade acadêmica para integrar as atividades referentes a construção da Política Institucional de Arte e Cultura (PIAC) que acontecerão durante o ano. O primeiro evento será uma palestra online que abordará “A construção das Políticas Culturais nas Universidades”, prevista para esta sexta-feira (17), às 19h. A palestra será proferida pelo pró-reitor de Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fernando Mencarelli, que tem acompanhado ao longo dos últimos anos os processos de criação das Políticas e Planos de Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior.

PALESTRA CLIQUE AQUI

Juntamente com esta atividade, será lançado o site da PIAC da Unespar, uma ferramenta de registro e divulgação de todas as etapas de construção do documento que, por sua vez, tem como objetivo fortalecer a Arte e a Cultura como eixos transversais da formação acadêmica.

SITE DA POLÍTICA CULTURAL CLIQUE AQUI

Além da palestra e lançamento do site da PIAC, ainda neste 1º semestre, entre os meses de maio e junho, acontecerá a “Pipoca Cultural”, um dia de atividades artísticas e culturais em cada campus da Unespar, com o objetivo de incentivar e mobilizar a comunidade acadêmica a participar da construção da PIAC.

Desde fevereiro de 2022, a Unespar está em processo de construção da PIAC, alinhando-se a um movimento que já está em acontecendo nas demais Universidades Públicas. Até o momento, o desenvolvimento da PIAC acontece por meio de Grupos de Trabalho (GTs) constituídos por docentes, estudantes e agentes dos sete campi da Unespar. Os GTs dedicaram-se a leituras e discussões de documentos, planejaram as etapas de trabalho, propuseram as ações e metodologias e agora estão se dedicando à elaboração do mapeamento cultural que será feito ainda em 2023.

Para não perder nenhuma etapa desse processo de elaboração da PIAC, acompanhe o site e as redes da Proec.

INSTAGRAM CLIQUE AQUI

SITE PROEC CLIQUE AQUI