Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitora da Unespar toma posse na Academia de Cultura de Curitiba

Reitora da Unespar toma posse na Academia de Cultura de Curitiba

por Helio Sauthier publicado: 19/11/2021 19h05 última modificação: 05/07/2022 08h30
Foto: Mateus de la Palm

A Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR) realizou, no dia 18 de novembro, a cerimônia de posse de novos acadêmicos e a outorga da Comenda o Pensador, no Auditório Regina Casillo do Solar do Rosário. Nesta solenidade, a reitora da Universidade Estadual do Paraná, Salete Machado Sirino, foi empossada como acadêmica efetiva, cuja madrinha foi a presidente da ACCUR, Maria inês Borges da Silveira, que conduziu a cerimônia. A Academia de Cultura de Curitiba foi criada em 1992.

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Maria Inês Pierin Borges da Silveira, presidente da Academia de Cultura de Curitiba, Salete Paulina Machado Sirino, reitora da Unespar, Luiz Carlos Borges da Silveira, ex-ministro da Saúde e Diretor do BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Constantino Comninos, Cônsul Honorário da Grécia, Dr. João Casillo, Cônsul Honorário da Bélgica, Dr. Ozeil de Moura Santos, Cônsul Honorário do Senegal, e Dr. Mozart França, presidente da Frente Dom Pedro II.

Durante a solenidade, foram empossados como acadêmicos efetivos: Claudio Forte Maiolino, Daniel Mauricio, os Desembargadores Domingos Thadeu Ribeiro da Fonseca, Fernando Ferreira de Moraes e Roberto Antônio Massaro, Dr. Flavio Pinho Ohde, Dr. Júlio César Sprenger Ribas, Maria Madalena Ferrante, Cássia Cassitas, Salete Machado Sirino e Suzy Veloso Queiroz.

A reitora da Unespar falou em nome dos empossados. "Sinto-me agradecida pelo convite para participar da Academia de Cultura de Curitiba, porque se trata de um reconhecimento da sociedade para com o trabalho desenvolvido pela universidade, empenhada na qualificação profissional dos paranaenses e na produção de ciência e tecnologia, em prol do desenvolvimento social de nosso Estado. Acredito que a sociedade civil ganha com a Academia de Cultura de Curitiba, mais uma voz em favor de nossa identidade, fundamental na construção de uma nação para nossos filhos e para as gerações futuras. De minha parte, sinto-me honrada de estar aqui, neste ambiente de consagração de valores que nos engrandecem como brasileiras e brasileiros, acolhida com gentileza por pessoas sintonizadas com o futuro. Nada podemos almejar, sem conhecer nossas origens. Nada podemos alcançar, sem defender a cultura que nos define. Ao concluir, parabenizo a criação da Academia de Cultura de Curitiba e, como nova integrante da ACCUR, sinto-me ainda mais estimulada a promover a cultura que nos faz paranaenses”, disse a reitora.

Também foram outorgadas as Comendas O Pensador para os acadêmicos fundadores da ACCUR, Beatriz de castro da Cruz, Gladys Gama França, Luiz Carlos Betenheuser, Desembargador Marcos de Lucca Fanchin, Margareth Robineta Bernardon, Odone Fortes Martins, Regina de Barros Correia Casillo e Roberto Sergio Correa Alves.