Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Residência Técnica - Especialização em Gestão Cultural abre inscrições para bolsistas residentes

Geral

Residência Técnica - Especialização em Gestão Cultural abre inscrições para bolsistas residentes

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 18/11/2021 18h33 última modificação: 05/07/2022 08h30

O Curso de Especialização em Gestão Cultural promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e com a Secretaria de Comunicação Social e da Cultura/Superintendência de Cultura, abre inscrições para seleção de bolsistas residentes.

A Residência Técnica e Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Gestão Cultural, do Programa de Residência Técnica terá suas atividades práticas de forma presencial e o curso de especialização será realizado na modalidade de educação a distância, de fevereiro de 2022 a janeiro de 2024, e terá carga horária total de 500 (quinhentas horas) incluindo os módulos de disciplinas e o Trabalho de Conclusão de Curso.

 VAGAS E REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

São ofertadas 32 (trinta e duas) vagas para Alunos Residentes que receberão bolsa. As vagas serão definidas por área de atuação, cidade e local de trabalho e estão distribuídas conforme especificação no quadro do Anexo I do Edital 041/2021-PROEC/UNESPAR (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR). 

O candidato deverá ter concluído curso de graduação em nível superior na área de atuação pela qual optou no momento da inscrição, as quais estão descritas no quadro do Anexo 1 do Edital 041/2021.  A conclusão do curso de graduação deverá ter ocorrido a no máximo 36 (trinta e seis) meses a partir da diplomação contados da data da publicação do Edital de Chamamento, conforme estabelece o Art. 1º, §2º da Lei nº 20.086/2019, entendendo-se como Edital de Chamamento, o Edital do Resultado Final, após a análise de recursos, o qual será publicado conforme cronograma, convocando os aprovados, de acordo com o número de vagas ofertadas, para a realização da matrícula.

São ofertadas vagas para os municípios de Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, conforme Anexo I do Edital 041/2021-PROECE-UNESPAR (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR). 

  

CARGA HORÁRIA E VALOR DAS BOLSAS

A carga horária para as atividades práticas da residência técnica a ser desenvolvida de modo presencial pelos bolsistas residentes será de 30 (trinta) horas semanais, distribuídas em conformidade com o órgão vinculado, não excedendo 06 (seis) horas diárias. 

O aluno residente selecionado receberá, além da gratuidade da Residência Técnica e Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Gestão Cultural, bolsas-auxílio no valor de R$ 1.900,00 (um mil e novecentos reais), sendo pagas 1 (uma) bolsa a cada mês efetivo na residência, limitado ao máximo de 24 (vinte e quatro) meses.

 

INCRIÇÕES

As inscrições deverão ser efetuadas somente por processo eletrônico NESTE SITE (CLIQUE AQUI), mediante o preenchimento do formulário de inscrição, disponível no link: https://forms.gle/TEGezx8fyTeEgRZw8 , no  período de 18 a 29 de novembro de 2021. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais).

 Poderão solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição:

- Doador de sangue e/ou de medula óssea

- Cidadão carente: assim considerado aquele inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de que trata o Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007, devendo indicar o Número de Identificação Social–NIS, atribuído pelo CadÚnico. Juntar a folha resumo do CadÚnico que deve estar com data atualizada dentro do período de junho de 2019 a julho de 2021.

- For eleitor convocado e nomeado pela Justiça Eleitoral do Paraná para prestar serviços no período eleitoral visando à preparação, execução e apuração de eleições oficiais, em plebiscitos ou em referendos, em dois eventos nos últimos dois anos anteriores à data de abertura deste Edital, nos termos da Lei Estadual nº 19.196, de 26/10/2017;

 

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o candidato deverá acessar o link https://forms.gle/91eyqiMpzqUB2rxv8 (CLIQUE AQUI)  e anexar as comprovações como documentos digitalizados em um único arquivo, respeitando o prazo para tal pedido estabelecido pelo cronograma contido no Anexo II do Edital.

 No ato da inscrição, o candidato fará apenas uma opção de inscrição definindo:

- Por qual área de formação pretende concorrer (conforme Anexo I), no Curso de Residência Técnica e Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Gestão Cultural;

-  Em qual município pretende atuar;

-  Em qual instituição pretende atuar (quando houver opção para o município pleiteado).

 Após realizada inscrição, o candidato que não solicitar isenção de taxa de inscrição ou tiver seu pedido indeferido, deverá acessar o link  http://200.201.19.32/arrecadacao/index.php/?id=68, preencher os dados solicitados e imprimir a guia de arrecadação destinada ao pagamento da taxa de inscrição, pagável no Banco do Brasil e em toda a rede lotérica autorizada, efetuando o pagamento até a data limite de 29 de novembro de 2021.

Após finalizar os dados da inscrição, ainda no formulário de inscrições, o candidato deverá anexar em arquivo único, em formato “pdf”, em bandeja específica, o currículo e demais documentos, conforme item 11.1 do Edital 0141/2021-PROEC/UNESPAR.

 

SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

A seleção para os candidatos a ALUNOS RESIDENTES será realizada em duas etapas, a saber: Prova online/eletrônica (peso 70) e análise de currículo (peso 30) para todos os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas.

A Prova online/eletrônica, para todos os candidatos, com duração máxima de 2 (duas) horas, será composta de: 20 (vinte) questões objetivas de múltipla escolha, divididas entre 04 (quatro) de língua portuguesa, 03 (três) de conhecimentos em administração pública, 05 (cinco) de políticas Culturais, 03 (três) de produção cultural e 05 (cinco) de Gestão Cultural e Economia da Cultura. Cada questão contendo somente uma alternativa de resposta correta, atribuindo-se o valor de 0,5 pontos para cada questão correta, totalizando 100 (cem) pontos.

A Bibliografia de Referência está disponível no Edital 041/2021-PROEC/UNESPAR (CLIQUE AQUI).

 

VAGAS OFERTADAS

VAGAS DESTINADAS A ATUAÇÃO JUNTO A SECC

MUNICIPIO

ÁREA DE ATUAÇÃO

FORMAÇÃO EXIGIDA

 

NÚMERO DE VAGAS

 

Curitiba/SECC

Administração

Graduação em Administração

01

 

Curitiba/SECC

Arquitetura e Urbanismo

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

02

 

Curitiba/SECC

Antropologia

Graduação em Antropologia

01

 

Curitiba/SECC

Artes

Graduação em Artes ou Graduação em Artes Visuais ou Graduação em Audiovisual ou Graduação em Dança ou Graduação em Teatro

02

 

Curitiba/SECC

Assistência Social

Graduação em Serviço Social

01

 

Curitiba/SECC

Design Gráfico

Graduação em Design Gráfico

01

 

Curitiba/SECC

Direito

Graduação em Direito

01

 

Curitiba/SECC

Economia

Graduação em Ciências Econômicas ou Graduação em Economia

01

 

Curitiba/SECC

Geografia

Graduação em Geografia

01

 

Curitiba/SECC

História

Graduação em História

02

 

Curitiba/SEEC

Museologia

Graduação em Museologia

03

 

Curitiba/SECC e Biblioteca Pública

Produção Cultural

Graduação em Produção Cultural

04

 

Curitiba/ Biblioteca Pública

Produção Cultural

Graduação em Produção Cultural

02

 

VAGAS DESTINADAS A ATUAÇÃO JUNTO ÀS IES DO ESTADO

 

Cascavel/UNIOESTE

Biblioteconomia/Ciências Sociais

Graduação em Biblioteconomia ou Graduação em Ciências Sociais

01

 

Maringá/UEM

Comunicação Social

Graduação em Comunicação Social

01

 

Guarapuava/UNICENTRO, Museu de Ciências Naturais

Física

Graduação em Física

01

 

Ponta Grossa/UEPG, Museu dos Campos Gerais

História

Graduação em História

01

 

Londrina/UEL

História

Graduação em História

01

 

Jacarezinho/UENP

História

Graduação em História

01

 

Apucarana/UNESPAR,

Pedagogia

Graduação em Pedagogia

01

 

Curitiba/UNESPAR/SETI

Administração

Graduação em Administração ou Graduação em Administração Pública

01

 

Curitiba/UNESPAR/SETI

Artes

Graduação em Artes

01

 

Curitiba/UNESPAR/SETI

Produção Cultural

Graduação em Produção Cultural

01

 

 

Todas as informações e editais serão publicados neste endereço (CLIQUE AQUI)

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail restec.gestaocultural@unespar.edu.br