Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Residência Técnica - Especialização em Gestão Cultural abre processo seletivo para bolsistas residentes

Geral

Residência Técnica - Especialização em Gestão Cultural abre processo seletivo para bolsistas residentes

Geral, Pesquisa

por Helio Sauthier publicado: 22/12/2021 18h01 última modificação: 05/07/2022 08h31

O Curso de Especialização em Gestão Cultural promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e com a Secretaria de Comunicação Social e da Cultura/Superintendência de Cultura, abre inscrições para seleção de bolsistas residentes.

As vagas são para atuação nos municípios de Apucarana, Curitiba e Maringá. 

 

DAS VAGAS E DO DETALHAMENTO DAS FUNÇÕES

O Processo de Seleção visa o preenchimento de 16 (dezesseis) vagas para Alunos Residentes que receberão bolsa. As vagas serão definidas por área de atuação, cidade e local de trabalho e estão distribuídas conforme especificação no quadro do Anexo I do Edital de abertura, DISPONÍVEL AQUI. 

I - Aluno Residente: é aquele que realizará atividades de natureza teórica no ambiente acadêmico das IES conveniadas e atividades práticas junto à administração direta e autárquica do Estado do Paraná, conforme disposto no §9º do Art. 1º da Lei Estadual nº 20.086 /2019.

 

DA BOLSA AUXÍLIO

O aluno residente selecionado receberá, além da gratuidade da Residência Técnica e Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Gestão Cultural, bolsas-auxílio no valor de R$ 1.900,00 (um mil e novecentos reais), sendo pagas 1 (uma) bolsa a cada mês efetivo na residência, limitado a no máximo 24 (vinte e quatro) meses.

A bolsa auxílio e o auxílio transporte a que se refere o Art. 3º da Lei Estadual nº 20.086/2019 serão devidas ao aluno residente técnico efetivo que exercer de forma conjunta atividades teóricas e práticas, nos termos do §9º do Art. 1º da citada Lei.

 

DOS REQUISITOS

 - O candidato deverá ter concluído curso de graduação em nível superior na área de atuação pela qual optou no momento da inscrição, as quais estão descritas no quadro do Anexo 1 do Edital.

- A conclusão do curso de graduação, mencionada no item anterior, deverá ter ocorrido a no máximo 36 (trinta e seis) meses a partir da diplomação contados da data da publicação do Edital de Chamamento, conforme estabelece o Art. 1º, §2º da Lei nº 20.086/2019, entendendo-se como Edital de Chamamento, o Edital do Resultado Final, após a análise de recursos, o qual será publicado conforme cronograma, convocando os aprovados, de acordo com o número de vagas ofertadas, para a realização da matrícula.

- Para a comprovação da conclusão de curso de graduação mencionada no item anterior que deverá ocorrer na matrícula, serão aceitos os seguintes documentos (Frente e Verso): Fotocópia do Diploma do Curso de Graduação ou Fotocópia de Certidão de Conclusão.

- O candidato não poderá ter vínculo de emprego na área em que será realizada a Pós-Graduação, nem receber bolsa de qualquer natureza subsidiada com recursos do Tesouro do Estado do Paraná, conforme estabelece a Lei no 20.086/2019.

 

DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser efetuadas somente por processo eletrônico no site https://sites.google.com/ies.unespar.edu.br/restecunespar/p%C3%A1gina-inicial mediante o preenchimento do formulário de inscrição, disponível no link: https://forms.gle/arbqKJbmuyRrhCzK8 , no período de 22 de dezembro de 2021 a 11 de janeiro de 2022, conforme cronograma de atividades no (Anexo II).

No ato da inscrição, o candidato fará apenas uma opção de inscrição definindo:

- Por qual área de formação pretende concorrer (conforme Anexo I), no Curso de Residência Técnica e Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Gestão Cultural;

- Em qual município pretende atuar (conforme disposto no Anexo I);

- Em qual instituição pretende atuar (quando houver opção para o município pleiteado).

 

Após realizada inscrição, o candidato que não solicitar isenção de taxa de inscrição ou tiver seu pedido indeferido, deverá acessar o link: http://200.201.19.32/arrecadacao/index.php/?id=70, preencher os dados solicitados e imprimir a guia de arrecadação destinada ao pagamento da taxa de inscrição, pagável no Banco do Brasil e em toda a rede lotérica autorizada, efetuando o pagamento até a data limite de 12 de janeiro de 2022.

No momento do pagamento, observe com atenção se os dados conferem com os fornecidos. Em caso de divergência nos dados ou quaisquer outras incoerências, antes de efetuar o pagamento, entre em contato com a Coordenação do Curso pelo e-mail: restec.gestaocultural@unespar.edu.br

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais).

 

VAGAS DESTINADAS A ATUAÇÃO JUNTO A SECC

MUNICIPIO

AREA DE ATUAÇÃO

FORMAÇÃO EXIGIDA

NÚMERO

DE VAGAS

Curitiba/SECC

Antropologia

Graduação em Antropologia

01

Curitiba/SECC

Arquitetura e Urbanismo

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

01

Curitiba/SECC

Assistência Social

Graduação em Serviço Social

01

Curitiba/SECC

Design Gráfico

Graduação em Design Gráfico

01

Curitiba/SECC

Direito

Graduação em Direito

01

Curitiba/SEEC

Museologia

Graduação em Museologia

03

Curitiba/SECC

Produção Cultural

Graduação em Produção Cultural

03

Curitiba/Biblioteca

Pública

Produção Cultural

Graduação em Produção Cultural

02

VAGAS DESTINADAS A ATUAÇÃO JUNTO ÀS IES DO ESTADO

Maringá/UEM

Comunicação Social ou Artes Visuais ou Artes Cênicas ou História ou Geografia.

Graduação em Comunicação Social ou Graduação em Artes Visuais ou Graduação em Artes Cênicas ou Graduação em História ou Graduação em Geografia.

01

Apucarana/UNESPAR

Pedagogia ou História ou Artes.

Graduação em Pedagogia ou Graduação em História ou Graduação em Artes.

01

Curitiba/UNESPAR/SETI

Produção Cultural

Graduação em Produção Cultural ou Graduação

em Produção Cênica

01

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail restec.gestaocultural@unespar.edu.br