Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SOS Calouros e Calouras: preparamos uma série de perguntas e respostas que vão te ajudar nos primeiros dias de aula

Geral

SOS Calouros e Calouras: preparamos uma série de perguntas e respostas que vão te ajudar nos primeiros dias de aula

Geral, ensino

por publicado: 14/03/2023 09h27 última modificação: 21/03/2023 13h29
Preparamos para você, estudante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), uma série de orientações que poderão te ajudar em caso de dúvidas em relação à matrícula, ao auxílio estudantil, aos sistemas utilizados em aula ou de cadastro de estudantes, à biblioteca, ao estágio, entre outros tópicos. 
 
Como tenho informações sobre o início das aulas? 
O início do ano letivo de 2023 será dia 16 de março e está previsto no Calendário Acadêmico.   
CALENDÁRIO ACADÊMICO CLIQUE AQUI 
 
Qual é o meu Bloco? E o número da minha sala de aula? 
O ensalamento estará disponível no site do seu campus e na página do curso. 
 
Onde vejo o meu horário? 
O horário estará disponível no site do seu campus e na página do curso. 
 
O que é esse tal de SIGES Estudantes? 
É um sistema online que te acompanhará por toda a sua vida acadêmica. Lá você acessa o seu boletim com as notas e faltas, histórico escolar e também solicita vários serviços (1a via do Histórico escolar, Matriz Curricular, Plano de Ensino de disciplinas, entre outros). 
Acesse o Manual de Usuário e saiba o passo a passo para se cadastrar e usar este sistema. 
 MANUAL DE USUÁRIO CLIQUE AQUI

Como solicito a Identidade Estudantil (ID Estudantil)? 
Na Unespar, a ID Estudantil é ofertada por meio de solicitação de estudantes devidamente matriculados(as) e sua renovação anual é feita automaticamente pelo sistema.   
Identidade Estudantil clique aqui 
 
O que é Estágio Curricular?  
É uma atividade prática que permite a estudantes entrarem em contato direto com a sua realidade profissional, aplicando o que foi aprendido em sala de aula, sob a orientação e supervisão de docentes. Pode ser Obrigatório (não remunerado) e Não Obrigatório (remunerado/ não remunerado). 
Regulamento de Estágio - Unespar clique aqui 
Estágios Remunerados não Obrigatórios clique aqui 
 
Quem é responsável pelas ações de assistência estudantil na Unespar? 
Na Unespar, temos a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), diretamente ligada à Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh) e, em cada campus, uma Divisão de Assuntos Estudantis (Divas), responsável pelo acolhimento e acompanhamento estudantil – inclusive sobre moradia, transporte, alimentação, apoio pedagógico, entre outros.
Assuntos Estudantis clique aqui
 
Você sabia que a Unespar oferece auxílio para a permanência estudantil? 
Para saber as modalidades de auxílio e como solicitar, acesse  Assuntos Estudantis, clicando aqui.  
 
 
O que é a plataforma digital “Minha Biblioteca”?  
É uma plataforma com mais de mais de 12.000 títulos de livros (e-books) em português e algumas ferramentas exclusivas. Saiba como se cadastrar e acessar a Minha Biblioteca clicando aqui. 
 
Como funciona o processo de Transferências na Unespar? 
Será permitida transferência, conforme os prazos previstos no Calendário Acadêmico 2023 , podendo ser interna ou externa. Ficou em dúvida? Clique aqui e saiba mais sobre transferências 
 
É possível pedir Aproveitamento de Estudos? 
Sim. A Universidade pode promover o aproveitamento de estudos realizados em curso de graduação, autorizados ou reconhecidos, em cursos de pós-graduação ou sob forma de disciplina isolada.
Clique aqui e saiba mais.  
 
Quantas faltas posso ter numa disciplina?  
O estudante tem direito a faltar até 25% da carga horária de cada disciplina.  
 
Como faço para abonar minhas faltas? 
Na educação superior não há abono de faltas, exceto em alguns casos. Quer saber mais?
Clique aqui e acesse Notas e Frequência.  
 
Qual a média para a aprovação numa disciplina? 
A média final para aprovação/promoção nos cursos de regime seriado é o resultado da média aritmética dos pontos obtidos nos quatro bimestres cursados, e no curso de regime semestral é a média aritmética dos pontos obtidos nos dois bimestres cursados. Para aprovação, é exigida a média final igual ou superior a 7,0 (sete). 
  
Como funciona o exame final numa disciplina 
Prestam exame final na disciplina, estudantes com média igual ou superior a 4,0 (quatro) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento). A média mínima exigida para aprovação em exame final será 6,0 (seis), calculada pela média aritmética entre a nota desse exame e a média das notas bimestrais. 

A Unespar disponibiliza algum tipo de apoio psicológico?
Sim. Na Unespar, existe a Diretoria de Direitos Humanos (DDH), diretamente ligada à Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), que disponibiliza uma rede de apoio emocional, por meio de programas como o CEDH Acolhe, coordenado pelos Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e é composto por uma série de ações e projetos de apoio ao bem-estar emocional da comunidade acadêmica, entre eles, o Apoio Psicológico individual, nas modalidades presencial ou online, nos sete campi da Unespar. Para agendar o Apoio Psicológico basta solicitar um horário pelos e-mails disponíveis abaixo: