Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Universo feminino mantém maioria entre servidores e colaboradores da Unespar

Universo feminino mantém maioria entre servidores e colaboradores da Unespar

por Denise Ligmanovski publicado: 23/03/2023 14h49 última modificação: 24/03/2023 09h57

É muito comum, hoje em dia, ver as mulheres conquistando cada vez mais seu espaço em variados segmentos da vida, como política, esporte, saúde, educação, ciência, negócios, economia, entre outros. Não seria diferente no contexto da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em que se constatou que o número de mulheres efetivas e colaboradoras, sejam elas agentes ou docentes, ultrapassa o número de homens.

O levantamento sobre o número de mulheres presentes e atuantes (inclusive em cargos de chefia e direção), dentro da Unespar e em seus sete campi localizados em Apucarana, Campo Mourão, Curitiba (campus I/Embap e II/FAP), Paranavaí, Paranaguá,  e União da Vitória, foi realizado  em comemoração ao mês de março, quando são celebradas as conquistas das mulheres ao longo da história.

Atualmente, com 53,63%, o universo feminino, dentro da Instituição, se mantém como maioria em relação ao gênero masculino. Para compor o número, foram quantificadas quatro categorias: professores efetivos (do total de 578, mulheres somam 295), professores temporários (total de 398, com mulheres somando 221), agentes universitários efetivos (total de 116, com 69 mulheres) e agentes universitários temporários, que somam 21 e apenas 12 são mulheres. Ao todo, as categorias somam 1113 trabalhadores, em que 597 são mulheres e 516 são homens.

Comparando os números de 2023 com o levantamento de mesmo perfil e data do ano passado, constata-se que o gênero feminino sustenta a maioria dentre os servidores e colaboradores da Unespar, apesar de ter tido uma pequena retração. No ano passado, a porcentagem de mulheres trabalhando na Universidade somava 54,35%.

A diferença de 2022 para 2023 é de menos de um porcento. Vale destacar que nos processos de contratação entraram quatro mulheres nesse período, enquanto que do gênero masculino foram admitidos 18 homens. Apesar do cenário, o número de mulheres ainda permanece maior.

Ampliando a análise, se compararmos os números atuais com o contexto de 2021, celebramos um aumento de 2,1% da presença feminina na Universidade, ou seja, em 2021, o quadro de pessoal somava 51,53% de servidoras efetivas e colaboradoras.