AGITEC- AGÊNCIA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

  EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA - SETI/ FUNDO PARANÁ

OPERAÇÃO RONDON PARANÁ - 2023

O QUE É A OPERAÇÃO RONDON

A Operação Rondon tem como objetivo promover ações de extensão universitária em prol do bem-estar da população. As atividades são desenvolvidas acerca das temáticas de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde, tecnologia, entre outras questões pertinentes. Os selecionados para trabalhar na Operação Rondon irão desenvolver um trabalho pautado em ações conjuntas com as comunidades e lideranças locais e regionais em municípios do Paraná, visando o desenvolvimento delas.

Destaque:

PROJETEK SELECIONA BOLSISTAS

O projeto de engenharia da Unespar está com inscrição para seleção de bolsistas graduados em Engenharia e Arquitetura e estudantes de graduação em engenharia. O objetivo do projeto é atender demandas de municípios de pequeno porte com menos de 30 mil habitantes, localizados no litoral e Comcam, onde estão localizados os campi de Paranaguá e Campo Mourão que ofertam cursos de engenharia.

A iniciativa tem amparo no Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, denominado Ageuni (Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável), que visa incentivar o desenvolvimento socioeconômico paranaense, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

As unidades do Projetek irão utilizar tecnologia BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção, em tradução livre), um conjunto de técnicas e processos, que possibilita a atuação simultânea e colaborativa das áreas envolvidas nos projetos de edificações e instalações.

Maiores informações no endereço eletrônico: www.unespar.edu.br/nit.

Informações:

Iniciado em 2019 no campus de Campo Mourão, o HT tem como objetivo selecionar projetos para serem pré-incubados, oferecendo aos selecionados infraestrutura, orientação, acompanhamento técnico e gerencial, de forma a transformar ideias de negócio em projetos com elevado potencial de impacto, efetividade e crescimento... (Mais informações em editais)

A Incubadora Social é um projeto vinculado a AGITEC da Unespar, que tem como propósito fomentar executores de projetos com suporte metodológico administrativo e legal na condução de projetos estruturados a partir de demandas locais/regionais na perspectiva da responsabilidade social, ambiental, cultural e econômica, visando, de acordo com o perfil do projeto, o acolhimento social em suas diversas esferas para grupos em situação de vulnerabilidade social e em processo de organização solidária, assim como projetos que contemplem empreendimentos cujo propósito seja o de solucionar problemas sociais existentes no contexto das localidades atendidas... (Mais informações em editais)

Como uma das áreas de atuação do NIT, a propriedade intelectual garante a inventores ou responsáveis direito de obter, por determinado período de tempo, a recompensa por sua "criação", direito este previsto em lei. Ela engloba os campos de propriedade industrial, direitos autorais e outros direitos sobre bens imateriais. 

Uma iniciativa do professor dr. Alessandro Schneider, em parceria com o NIT, está produzindo máscaras em 3d tipo face shield, com finalidade de doá-las para agentes de saúde. As máscaras serão distribuídas entre as 7 cidades do litoral paranaense e também para Palotina (onde houve investimento para a compra da segunda máquina 3D). 

Conheça os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

Incubadora Social da AGITEC

       A Incubadora Social é um projeto vinculado a AGITEC da Unespar, que tem como propósito fomentar executores de projetos com suporte metodológico administrativo e legal na condução de projetos estruturados a partir de demandas locais/regionais na perspectiva da responsabilidade social, ambiental, cultural e econômica, visando, de acordo com o perfil do projeto, o acolhimento social em suas diversas esferas para grupos em situação de vulnerabilidade social e em processo de organização solidária, assim como projetos que contemplem empreendimentos cujo propósito seja o de solucionar problemas sociais existentes no contexto das localidades atendidas. As aulas da Incubadora Social se iniciaram no dia 14 de julho de 2022, e vem sendo realizadas a cada 15 dias, no período da tarde a partir das 14h. 


       Saiba mais:

Hotel Tecnológico/Pré-Incubadora da Unespar - Edição 2023

         O Hotel Tecnológico constitui uma ação extensionista do campus de Campo Mourão e tem por objetivo oferecer aos participantes infraestrutura, orientação, acompanhamento técnico e gerencial, de forma a transformar ideias de negócio em projetos com elevado potencial de impacto, efetividade e crescimento. O intuito de contribuir para a geração de empreendimentos inovadores por meio de Hotel Tecnológico (HT) para abrigar boas ideias em fase de pré-incubação implica na necessidade de realizar estudos e análises detalhadas de impactos diretos e indiretos na geração de emprego e renda para o País e visam aumentar o conhecimento sobre resultados, práticas que podem ser adotadas e políticas públicas efetivas de apoio. 

Parcerias:

UNATI - Universidade Aberta a Terceira Idade

O projeto tem como objetivo criar um espaço multidisciplinar para o desenvolvimento de ensino e pesquisas na área do envelhecimento humano, integrando, aplicando e desenvolvendo novas tecnologias e conhecimento por meio de práticas que aproximem idosos à vida acadêmica realizando dinâmicas voltadas ao empreendedorismo, à valorização humana, social e cultural.

Aulas e palestras

 Projeto Nossa Praia Mais Limpa & Sustentável :

O Litoral paranaense é o principal ponto de atrativo turístico durante os meses do verão, reunindo milhares de pessoas e gerando renda para a comunidade local. No entanto, por outro lado, o passivo ambiental é grande, o que ocasiona transtornos e custos para a gestão pública municipal e estadual.

O coco verde é um dos produtos mais consumidos durante a temporada de verão e, consequentemente seu resíduo acaba sendo misturado com o lixo e descartado no aterro sanitário. Com seu processamento podem ser substituídos alguns produtos tradicionais feitos de barro, cimento ou plástico, e principalmente o xaxim, espécie vegetal da mata atlântica ameaçada de extinção. 

Dessa forma a comercialização de vasos produzidos com a fibra da casa de coco verde atenderá o nicho de mercado que era ocupado pelo xaxim. A parte fibrosa do coco ao ser beneficiada, produz fibras e uma considerável quantidade de pó. Esse material (pó de coco) é amplamente utilizado em diferentes partes do mundo com o substrato para plantas. 

O substrato obtido a partir dos frutos maduros do coco tem se mostrado como um dos melhores meios de cultivo para a produção de vegetais, principalmente em função de sua estrutura física vantajosa, que proporciona alta porosidade e alto potencial de retenção de umidade, conferindo a esse substrato características adequadas ao cultivo agrícola. 

O pó da casca do coco é um meio de cultivo 100% natural utilizado para germinação de sementes, propagação de plantas em viveiros e no cultivo de flores e hortaliças. É uma alternativa que evita a aplicação de outros produtos que causam impactos ambientais negativos (turfas, areia, entre outros). 

Com o desenvolvimento do referido projeto, a comunidade litorânea estará sendo beneficiada com a adequada coleta do coco após o consumo de sua água, sendo transformado em substrato para plantas bem como para matéria prima para confecção de vasos e outros utilitários ecologicamente recomendados, além da geração de renda para a comunidade carente do município que participará ativamente do projeto.

Paraná Empreende Mais:

O Paraná Empreende Mais foi organizado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná em parceria com as instituições de ensino superior públicas estaduais.

O programa tem por objetivo prestar auxílio financeiro às Universidades Públicas com o desenvolvimento de projetos orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por meio de cursos na modalidade remota, para capacitação e orientação às ações motivadoras do empreendedorismo, incentivando o desenvolvimento socioeconômico.

Projeto de Residência Técnica e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Gestão Cultural:

Na intenção de atender a comunidade, por meio do desenvolvimento local e acadêmico, o projeto de Residência Técnica e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Gestão Cultural, é uma proposta de capacitação oferecida a recém graduados e a servidores da administração pública do Paraná.

Para efetuar esse projeto, a UNESPAR, em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com a Secretaria de Comunicação Social e da Cultura (Superintendência de Cultura), conta com a participação de renomados docentes da área da gestão cultural e profissionais qualificados, para o atendimento e suporte técnico.

Partindo do PPGARTES, Mestrado Profissional em Artes, o curso, ofertado na modalidade de educação à distância (EaD), pauta-se na demanda por formação de gestores culturais da área da administração pública e reafirma a importância da UNESPAR na produção de conhecimento na Área das Artes e da Cultura. Dessa forma, oferece uma fundamentação sólida e única no país, para que gestores públicos de Cultura possam lidar com uma diversidade de desafios e potências na gestão de um espaço cultural.

Apoio à educação:

       Por meio da implantação e consolidação da estrutura junto ao NIT, com o NAT (Núcleo de Apoio Tecnológico) objetivamos dar suporte às ações de educação pública de qualidade, tanto presencial quanto a distância, atendendo às demandas de cursos e projetos da universidade que utilizem recursos tecnológicos.

A fim de auxiliar especialmente os docentes, o planejamento inicial envolve as seguintes ações: 


   O suporte técnico do NAT, conta com bolsistas da área de TI, responsáveis pela atualização e manutenção das plataformas institucionais. Além da re(organização) do ambiente para disponibilizar materiais para os professores.

Dúvidas?

Entre em contato conosco para saber mais