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Ouvidoria

OUVIDORA

Glaucia Regina Barros Orlandine

Telefone: (44)3141-4714


O QUE É A OUVIDORIA?

Um órgão de apoio estratégico cuja atuação como agente promotor de mudanças relacionais objetiva a mediação na busca da solução de conflitos. Atendendo aos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade e eficiência, a Ouvidoria funciona como um canal de comunicação imparcial e independente, ou seja, como manifestação de uma democracia participativa. A Ouvidoria da Unespar tem como atribuição principal procurar desembaraçar demandas internas, tanto dos campi para a Reitoria e Pró-reitorias quanto no caminho inverso.

 

PARA QUE SERVE A OUVIDORIA?

  • Defender os direitos individuais e coletivos;
  • Minimizar demandas jurídicas;
  • Contribuir para a prática de boa governancia corporativa. Promover manifestações gerenciais para o aprimoramento das rotinas e processos de trabalho, bem como a melhora da qualidade dos serviços prestados;
  • Simplificar o processo de aproximação entre a Instituição e a população com o trâmite das demandas entre as comunidades universitária e externa e os órgãos ou colaboradores habilitados para encontrar a solução do problema.

 

QUANDO RECORRER A OUVIDORIA?

Sempre que houver necessidade ou desejo de manifestar elogio, crítica, sugestão, reclamação ou denúncia pertinentes à Instituição, seus diversos órgãos e colaboradores. Em caso de discriminações e violências em função de orientação sexual, identidade de gênero, identificação religiosa, questões étnico-raciais ou qualquer ocorrência de cunho preconceituoso na Unespar.

 

RECLAMAÇÃO X DENÚNCIA

É importante saber a diferença:

  • Reclamação é uma manifestação de insatisfação, descontentamento ou protesto quanto a um serviço prestado, uma ação ou omissão da administração e/ou de seus colaboradores.
  • Denúncia é uma acusação de falta ou crime cometido, cujo conteúdo comunica uma infração de natureza penal, administrativa, cível, disciplinar de servidor ou órgão, que descumpra uma norma jurídica, o devido procedimento legal ou cause prejuízo ou dano ao patrimônio público. É importante lembrar que apresentar denúncia caluniosa ou falsa configura crime previsto em lei.

 

FALE COM A OUVIDORIA:

Se você não encontrou o que buscava no Portal da Transparência, poderá fazer pedido de informação de forma online pelo Sistema Sigo ou por meio do registro de protocolo físico, conforme Formulário <Clique aqui>, entregando-o ou remetendo-o aos seguintes endereços: Av. Rio Grande do Norte, 1525 - Centro, Paranavaí - PR, 87701-020 (Sede da Reitoria da Unespar) ou R. dos Funcionários, 1357 - Cabral, Curitiba - PR, 80035-050 (Sede da Ouvidoria da Unespar).

A Ouvidoria da Unespar prestará atendimentos ao cidadão a respeito de solicitações da seguinte natureza: lei de acesso à informação, elogio, sugestão, solicitação, reclamação e denúncia sobre as atividades da Instituição.

O Sistema SIGO permite que o cidadão participe de forma democrática, realizando  manifestação ou solicitação de acesso à informação, elogio, sugestão, solicitação, reclamação e denúncia. Acesse o Sistema de Gestão de Ouvidorias (SIGO).

 Para acompanhar sua solicitação, acesse: Acompanhamento Ouvidoria