Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bolsas para médicos e enfermeiros atuarem na prevenção e combate ao novo coronavírus no Litoral

publicado: 23/03/2020 11h31 última modificação: 05/07/2022 08h28

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão participando do Programa de Apoio Institucional para Ações Extensinoistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus, uma proposta da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). Para o Litoral, o edital prevê 38 bolsas para estudantes e graduados em Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Medicina. Os interessados deverão se inscrever pelo endereço eletrônico http://setipr.net.br/covid19/ e as atividades terão início imediato.

O projeto de caráter emergencial está associado ao Plano Nacional para Infecção Humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV) e terá ações junto as Regionais de Saúde, informações via Call Center e Atenção nas Divisas Rodoviárias do Paraná. As equipes serão formadas por professores e alunos dos anos finais e recém-formados dos cursos das áreas de Saúde.

De acordo com a coordenadora da proposta para o Litoral Paranaense, professora Carla Luíza da Silva, o objetivo é “colaborar com as ações de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da COVID-19 em Paranaguá e Litoral Paranaense”. Silva também informa que o professor Sebastião Cavalcanti Neto será o coordenador adjunto da atividade e está disponível para esclarecimento das dúvidas.

Atenção a divisas rodoviárias do Estado do Paraná - Segundo a professora, uma das frentes de atuação prevê atividades no monitoramento das condições de saúde de pessoas que estejam transitando pelas divisas rodoviárias do Estado do Paraná. Para esta frente serão selecionados 08 bolsistas, sendo 04 Técnicos em Enfermagem (bolsa de R$ 1.200,00) e Enfermeiro (bolsa de R$ 1.500,00) com registro no COREN-PR, ou estudante do último ano do curso de Enfermagem em qualquer instituição de ensino superior, pública ou privada.  A jornada de trabalho será de 12 horas de atividades por 36 horas de descanso, com escalas a serem definidas pela Secretaria do Estado de Saúde (Sesa).

Atuação junto as regionais de saúde - Já outra frente estará atuando junto a 1ª Regional de Saúde, nas unidades designadas pela Sesa, e será composta de 30 bolsistas, sendo 06 Médicos (bolsa de R$ 4.000,00); 12 Enfermeiros (bolsa de R$ 2.000,00); e 12 Técnicos em Enfermagem (bolsa de R$ 1.500,00), regularmente inscritos em seus respectivos conselhos profissionais. As atividades consistem em ações de matriciamento de equipes, com foco na prevenção e diagnóstico e atualização de dados epidemiológicos, definições e redimencionamento do fluxo em caso de necessidade e também com ações nos hospitais.

www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo