Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Apucarana participa de iniciativa para fomentar o empreendorismo e a inovação

Geral, Extensão

por Paula Fernandes publicado: 21/10/2020 10h33 última modificação: 05/07/2022 08h28

O campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está participando do Conecta Apucarana, uma iniciativa captaneada pelo escritório local do Sebrae e Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia). A intenção é desenvolver a inovação e o empreendedorismo inovador na cidade de Apucarana e também na região do Vale do Ivaí.

O professor Tiago Cunha, que também é consultor do Sebrae, explica que a Unespar tem um papel propositivo, executivo e deliberativo no Conecta Apucarana. "A Unespar foi uma das primeiras instituições a aceitar o convite e fazer parte desse movimento e, desde então, tem apoiado as ações de tecnologia e inovação nos eventos propostos e também participando promovento uma série de atividades onde os alunos podem participar, voltadas para a criação de negócios inovadores e startups", complementa.

Atualmente o Conecta está desenvolvendo o programa Conexão Apucarana, sob a coordenação do Professor Tiago Ribeiro, que também é professor da Unespar. O programa foi dividido em três fases. A primeira fase sobre a cultura da inovação e do empreendedorismo inovador; a segunda fase está sendo realizada atualmente, com o Programa Startup Garage do Sebrae. Na Terceira fase os participantes participarão, em novembro, de um ciclo de aceleração de negócios disponibilizados de forma gratuita pelo Conecta. Nesta fase, serão desenvolvidos os negócios criados na segunda fase, com o objetivo de formar projetos aptos para a incubação, na Incubadora do Conecta Apucarana.

Ao todo, 53 estudantes participam, divididos em 15 equipes, desenvolvendo ideias de negócios. As ideias variam de aplicativos,  projetos de acessibilidade e até mesmo ideias para  o descarte de resíduos sólidos no município. A Unespar participa através do projeto de extensão Núcleo de Empreendedorismo Inovador (Nempi), vinculado ao Colegiado de Administração.

SRI
A Unespar é, também, uma das idealizadoras e co-fundadoras do Sistema Regional de Inovação do Vale do Ivaí (SRI). De acordo com o professor Tiago, o campus Apucarana está participando do processo de formulação e o lançamento está previsto para o dia 17 de novembro. A iniciativa tem, como objetivo, fomentar o empreendedorismo inovador e a inovação para toda a região do Vale do Ivaí.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo