Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Letras Espanhol da Unespar oferta projetos online para toda a comunidade

Geral, Extensão

publicado: 04/06/2020 11h56 última modificação: 05/07/2022 08h28

Em meio a pandemia, o curso Letras Espanhol da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana, mantém projetos de extensão para fomentar o vínculo com a comunidade externa e interna. Ao todo, são três projetos gratuitos, com temáticas e objetivos diferentes, relacionados ao Espanhol, que podem ser aproveitados de qualquer lugar do país ou do exterior.

A professora Amábile Piacentine Drogui, coordenadora dos projetos, explica que estes são realizados por alunos do 2º ano do curso, com o apoio de todos os professores. “É um trabalho intenso, mas muito prazeroso, os licenciandos estão muito dedicados, são professores em formação que querem contribuir nesse momento. Estamos planejando desde março, testando programas, aplicativos, softwares, enfim, diferentes recursos para criar vídeos, posts, HQs, etc. e disponibilizar para todos. ”

A coordenadora destaca a relevância desse trabalho para a formação dos acadêmicos. “Esperamos que nossos alunos vivenciem, de modo integrado, indissociado, a tríade que compõe uma universidade: ensino, pesquisa e extensão. Para elaborar os projetos, os alunos tiveram, e seguem tendo, muitos momentos de leitura, discussão, ou seja, fundamentação teórica e, no próximo ano, a experiência e os dados gerados por meios desses projetos serão base para a produção de artigos científicos, que visamos publicar. ”

Em consonância, o professor Enrique Nuesch, coordenador do curso Letras Espanhol, afirma que “ademais de os alunos terem a oportunidade de exercerem desde o princípio de sua formação as atividades para as quais se preparam, também se envolvem nos esforços conjuntos do Ensino Superior Público para atender a sociedade e, principalmente, os estudantes menos favorecidos das redes pública e privada de educação básica, nesse momento em que a união e a solidariedade de todos se fazem tão necessárias”.

O diretor do Centro de Ciência Humanas e Educação, da Unespar de Apucarana, professor Antonio Marcos Dorigão, acrescenta que “as atividades de extensão representam a base de uma universidade pública comprometida com desenvolvimento social, envolvendo docentes, estudantes e comunidade com o conhecimento científico” e, ainda, ressalta que em especial, no curso Letras Espanhol da Unespar, estes projetos são fruto do trabalho do Colegiado para implementação da curricularização efetiva da extensão na graduação, como atividade da formação de professores e divulgação da diversidade cultural e da língua espanhola.

PROJETOS - O projeto “Cultura e diversidade em língua espanhola” tem por objetivo dialogar sobre a cultura hispânica e, para isto, dispõe de um canal no youtube e perfil no Instagram. Além dos vídeos e posts, o grupo fará lives para que haja interação direta. Participam deste projeto as alunas Maria Julia de Sousa Trelha, Monica Alves Fernandes e Thayne da Silva Camargo, assim como os alunos Fabricio de Almeida Naitzke e Rafael de Oliveira Soares.

O projeto “Contação de Histórias e Produção de Materiais Didáticos em Língua Espanhola para Crianças”, por meio de um canal no youtube, uma página no Facebook, um blog e um perfil no Instagram, visa a  produzir e disponibilizar materiais adequados para ensino-aprendizagem de espanhol para crianças, sempre a partir de uma história, por isso o nome “Cuenta Cuentos”.  Nesse projeto, estão as alunas Keitlin Ingrid Rutz de Carvalho, Kelly Cristina de Queiroz Rodrigues, Mikaely Ribeiro de Paula e Silva e Yasmin da Silva Leal

Já o projeto “Espanhol no Enem”, como indica o nome, se preocupa em contribuir a preparação de  estudantes que escolheram Espanhol como língua estrangeira para as provas do ENEM. Os conteúdos são disponibilizados na página do Facebook, abrindo espaço para questões e interação com as projetistas Crislaine de Souza Nascimento, Ellen Vitoria Castelini, Mariana Milan Bertasso, Milena Patricia de Lima e Nataly Moura Domingos.

Os três projetos já estão em funcionamento; para participar, basta clicar nos links disponíveis na descrição de cada um.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo