Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Marcha Virtual pela Ciência no Brasil acontece nesta quinta-feira

Geral

Marcha Virtual pela Ciência no Brasil acontece nesta quinta-feira

Geral

por Aline de Oliveira Silva publicado: 06/05/2020 12h19 última modificação: 06/05/2020 12h19

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), junto a suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, somam forças a entidades de todo o País ligadas à CT&I para a realização da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil no dia 07 de maio. Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. Além de seminários online, as entidades promoverão duas ondas de tuitaços no dia, um às 12h e outro às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência.

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) participa da Marcha por meio da Coordenação de Ciência e Tecnologia, veiculando vídeos, podcasts e webinars em apoio a manifestação nacional.

A mobilização tem como mote principal o Pacto Pela Vida, documento publicado no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, em que diversas instituições alertaram para o fato de que o Brasil vive uma grave crise – sanitária, econômica, social e política, o que exige de todos, governantes e representantes do povo, ações para “o exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, assentada no diálogo maduro, corresponsável, na busca de soluções conjuntas para o bem comum, particularmente dos mais pobres e vulneráveis [...] O desafio é imenso: a humanidade está sendo colocada à prova. A vida humana está em risco”. A Marcha é uma destas ações que têm como objetivo mostrar a importância da ciência no embate à pandemia que o mundo vive. 

No Paraná, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) produziu quatro vídeos e três podcasts para veicular no portal da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e da Seti, e nas redes sociais das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES). O material também será enviado à SBPC, que fará a veiculação nacional. Depois disso, o conteúdo ficará à disposição da sociedade em geral para ser usado em ações de defesa da ciência como ferramenta para o enfrentamento do coronavírus. “Será a contribuição dos pesquisadores e cientistas do Paraná em defesa da ciência produzida no nosso Estado e no nosso País”, explica o coordenador de C&T da Seti, Paulo Parreira.

Os vídeos produzidos pela UEM/UVPR/Seti respondem a questões propostas pela SBPC. O superintendente da Seti, Aldo Bona, fala sobre o enfrentamento ao coronavírus no Paraná; Paulo Parreira destaca a ciência como ferramenta para o desenvolvimento social; a farmacêutica e pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora Sant’Ana, discute a importância da ciência para o enfrentamento da Covid-19; e a pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mara Solange Gomes Dellaroza, enfoca a necessidade do isolamento social em tempos de pandemia.

Os três podcasts que compõem a produção paranaense para a Marcha vão: reforçar a importância do uso de máscaras no convívio social; enumerar dicas para evitar a contaminação pelo coronavírus nas idas ao supermercado; e desmistificar a preocupação com o abastecimento de alimentos e outros itens durante o período de isolamento social.

Todo material ficará disponível no endereço eletrônico especialmente criado para a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, no Paraná, organizado pela UVPR: uvpr.pr.gov.br/marchapelaciencia. Participe!!!

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo