Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PPGHP vai realizar Feira de Objetos Antigos em Campo Mourão

PPGHP vai realizar Feira de Objetos Antigos em Campo Mourão

Geral, Pesquisa

por Paula Fernandes publicado: 02/06/2020 10h42 última modificação: 05/07/2022 08h28

Uma feira para contar e ouvir histórias. Esse é o objetivo da Feira de Objetos Antigos de Campo Mourão, com previsão para ser realizada até final do ano. A organização é do professor Bruno Flávio Lontra Fagundes, que ministra a disciplina História com Públicos: participação e colaboração, no Programa de Pós-graduação em História Pública (PPGHP). Apesar de não se resumir à feira, a disciplina tem a feira como norteador e traz questões de história para serem discutidas em sala de aula.

O professor explica que a disciplina é colaborativa e a feira tem a participação dos estudantes no planejamento e na organização. A decisão foi tomada depois de discutida com os alunos. “Todas as pessoas têm e criam histórias”, lembra Bruno. “Resolvi organizar a disciplina para executar uma feira de objetos antigos, históricos, de objetos que as pessoas têm e possam contar uma história”, comenta.

A organização da feira é em etapas e, neste momento, está aberto o convite a toda a população que tenha interesse em participar a deixar o nome e contato para que, em julho ou agosto, possa ser contatado e entrevistado sobre a história do objeto a ser exposto. “A ideia é, através da feira, aprendermos história”, salienta o professor. O convite é aberto para pessoas das cidades vizinhas ou distantes que queiram participar e possam estar presentes da data do evento.

Ele explica, ainda, que o que é antigo não tem idade. “Algo que deixei de fazer há poucos anos pode ser antigo, um bom exemplo disso são os celulares de primeira geração”. O critério é pessoal: cada um define o que é antigo e significativo para contar a própria história.

Por conta do momento de pandemia, a feira é prevista para novembro, caso haja flexibilização do isolamento social. Informações sobre local e data ainda serão confirmados. Para participar, basta entrar em contato com o professor Bruno pelo telefone (44) 99151-5893 ou pelo seu perfil pessoal no Facebook ou Instagram.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo