Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prograd lançará Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação

Prograd lançará Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23
Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação

Nos próximos dias 28 e 29 de abril, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) reunirá diretores de Centro, coordenadores de Colegiado, chefes de Divisão de Ensino e representantes docentes e discentes para desencadear oficialmente o Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação da Unespar.

Uma das principais ações previstas no planejamento da Prograd, o programa será lançado em eventos que terão lugar em Paranavaí e Curitiba, respectivamente nos dias 28 e 29. O início será com a palestra “A Educação Superior em um tempo de choque cultural”, proferida pelo professor Luiz Bevilacqua, ex-reitor e idealizador dos bacharelados e licenciaturas interdisciplinares na Universidade Federal do ABC. Em seguida, os presentes iniciam estudos com vistas à compatibilização e reestruturação dos cursos de graduação.

Segundo o pró-reitor, Mário Cândido de Athayde Júnior, a Prograd projetou um processo de discussão curricular que propicie a interlocução com experiências de outras universidades como forma de alimentar a discussão interna, entre cursos afins. “Trabalhamos com horizontes de médio e longo prazos para construir e implantar mudanças efetivas nos currículos acadêmicos, com aproximações de compatibilização de projetos pedagógicos entre cursos afins para vigorarem a partir de 2016 e projetando alterações mais significativas para o ano de 2018, após o recredenciamento institucional”, detalha.

O pró-reitor explica ainda que, durante o Programa de Reestruturação, haverá a possibilidade de análise de experiências e discussões de posições político-pedagógicas antes de definir o modelo de atuação da Unespar. Ao longo do processo, serão discutidos, por exemplo, temas como a pertinência e relevância social dos cursos e de seus conteúdos; a educação superior e o mundo do trabalho; a condição do aluno trabalhador; estratégias de permanência estudantil; bem como experiências alternativas de organização da graduação.

Para o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, ao traçar um percurso entre a realidade atual e uma realidade futura, o Programa de Reestruturação evoca a dimensão política do fazer acadêmico da instituição. “Ao mesmo tempo nos propomos a uma modificação das práticas de formação no ensino superior, que venha arejar os esquemas enrijecidos e, até certo ponto, obsoletos e que ameaçam os processos formativos. Este debate vem reforçar a autonomia institucional da Unespar, ao reconhecer sua própria identidade e projetar um vir-a-ser institucional comprometido política e academicamente com as comunidades das seis regiões do Paraná em que se encontram nossos campi”.

Os próximos momentos de discussão curricular já estão planejados pela Prograd. Ainda no mês de maio, serão desencadeadas discussões específicas de práticas intracurriculares de permanência estudantil.