Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Iniciação Científica inscreve até 04 de maio

Programa de Iniciação Científica inscreve até 04 de maio

Iniciação Científica

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23
PRPPG Unespar Programa de Iniciação Científica

Programa de Iniciação Científica

Continuam abertas as inscrições de projetos para o Programa de Iniciação Científica (PIC) da Unespar. Professores orientadores e acadêmicos podem submeter a documentação e propostas de trabalhos até o próximo dia 04 de maio.

De acordo com o edital, para a inscrição das propostas, o orientador deve anexar em uma mesma submissão o projeto de pesquisa com no máximo 10 páginas incluindo referências, ficha de inscrição e tabela de pontuação do Currículo Lattes devidamente preenchidas. As normas detalhadas do processo de seleção podem ser consultadas aqui.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, extraordinariamente nesta edição o processo de seleção utilizará como critério de eliminação a análise e conferência dos documentos exigidos em edital e para classificação será utilizada a pontuação do Currículo Lattes do orientador. “Os projetos devem ser enviados, serão analisados pelos consultores ad hoc e receberão apontamentos. No entanto, não computará pontos neste processo”, argumenta.

Após as submissões, a homologação será divulgada no dia 20 de maio. A avaliação dos currículos ocorrerá entre 20 de maio e 08 de junho. O resultado e classificação final por campus serão divulgados a partir do dia 23 de junho.

As propostas aprovadas deverão ser executadas entre 1º de agosto de 2015 e 31 de julho de 2016. Nesse período, os aprovados devem entre outras obrigações, fazer a entrega do relatório parcial da pesquisa entre 1º e 5 de fevereiro de 2016 e o relatório final entre 8 e 12 de agosto de 2016.

PIC – O Programa de Iniciação Científica tem por objetivo incentivar a participação de alunos dos cursos de Graduação em projetos de pesquisa de modo que permita o desenvolvimento do pensamento e a prática científica, artística e cultural. As pesquisas são orientadas pelos professores da Unespar, contribui com a formação de pesquisadores e promove a disseminação e divulgação dos resultados da pesquisa realizada.

Como aponta Mezzomo, o envolvimento no PIC qualifica os alunos para os programas de pós-graduação e possibilita ainda maior interação entre graduação e pós-graduação. Além disso, permite que as pesquisas sejam desenvolvidas com o recebimento de bolsa ou não.