Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Monitoria Acadêmica com Bolsa está com inscrições abertas para o último trimestre de 2020

Geral, Ensino

por Paula Fernandes publicado: 07/10/2020 15h39 última modificação: 05/07/2022 08h28

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) publicou o edital Programa de Monitoria Acadêmica com Bolsa para o ano de 2020. Cada campus vai terá três bolsas, duas para disciplinas da graduação e uma para um projeto vinculado ao Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH). A Divisão de Graduação (DGRAD) de cada campus fará a classificação dos respectivos projetos no mês de outubro.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

As atividades dos monitores serão desenvolvidas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020. A seleção dos projetos e a monitoria será no formato de ensino remoto. Ao todo, serão disponibilizadas 14 bolsas para a graduação e 7 para o CEDH.

Para ser monitor, é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado em curso de graduação da Unespar, tenha disponibilidade para dedicar pelo menos 12 horas semanais (no máximo, 4 horas diárias) às atividades de monitoria de forma remota, conforme explica o edital, não receber qualquer outro tipo de bolsa e não ter pendência no Cadastro Informativo Estadual (Cadin)

Terão prioridade os projetos de monitoria realizados de forma voluntária e já cadastrados junto à Prograd ou, o desenvolvimento atividade correlata voluntária junto a estudantes de graduação, no caso de CEDH em 2020.  O valor da bolsa pago ao monitor é de 250 reais mensais (meses de outubro, novembro e dezembro). Após a aprovação dos relatórios finais do orientador e monitor pelo Colegiado do Curso ou pelo CEDH do campus e o recebimento dos mesmos pela Prograd, será emitida certificação.

Programa de Monitoria Acadêmica

O programa é uma estratégia institucional para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação da Unespar e para a formação humana. A monitoria é uma atividade discente, de apoio ao professor, com monitoramento de grupos de estudantes da graduação, visando o ensino e aprendizagem; proporciona o aprofundamento nos conhecimentos teórico-práticos de uma disciplina, favorecendo a respectiva compreensão e complementação de estudos; contribui para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem na graduação; apoia o aprendizado dos discentes que apresentem maior grau de dificuldade e/ou necessidades educacionais especiais em disciplinas/unidades curriculares e/ou conteúdos relativos aos cursos de graduação; e diminui a evasão nos cursos de graduação da Unespar.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo