Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do campus Campo Mourão promove acessibilidade a surdos

Projeto do campus Campo Mourão promove acessibilidade a surdos

por Paula Fernandes publicado: 18/12/2020 13h59 última modificação: 05/07/2022 08h29

Com o objetivo de promover a acessibilidade e contribuir na educação de jovens surdos, a professora de Libras do campus Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Patricia Siman Gonçalves, organizou um projeto na Escola Bilíngue para Surdos de Campo Mourão -  Espaço Aberto.

Para o projeto, a professora reuniu os estudantes de Pedagogia, História e Geografia do campus Campo Mourão e, juntos, confeccionaram e doaram jogos bilíngues nas temáticas de seus cursos com adaptação para Libras, dentre eles, dominós, tabuleiros e jogos da memória. “Os jogos interativos envolvem temas como sistema solar, pontos cardeais, regiões brasileiras, personagens e momentos históricos, figuras femininas que fizeram história, bem como temas ligados a alfabetização no português e na Libras”, explica a professora.

Para a diretora da escola Espaço Aberto, Greice Kelli Sonsin, os jogos irão contribuir para o desenvolvimento cognitivo e linguístico dos alunos. “Sabemos da dificuldade de encontrar, no mercado, jogos específicos que abordem a Libras contextualizada aos componentes curriculares”, acrescenta Greice. “Parabenizamos o projeto e a iniciativa da professora, que contribuirá enormemente para proporcionar, aos professores dessa escola, uma alternativa de ferramenta pedagógica eficaz para atender as necessidades do sujeito surdo no processo de ensino-aprendizagem", completa.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo