Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prorrogado prazo para submissão de projetos de Iniciação Científica

Geral

Prorrogado prazo para submissão de projetos de Iniciação Científica

Geral

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

O prazo para inscrições no Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) que encerraria na próxima segunda-feira, 16, foi prorrogado. Considerando a greve dos docentes, a pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação retificou o edital que estava em vigência e definiu como data final para envio das propostas o dia 04 de maio. Para consultar as alterações acesse www.unespar.edu.br/prppg.

De acordo com o pró-reitor, professor Frank Antonio Mezzomo, a mudança só foi possível porque mudou-se o processo de análise. Em reunião, o Comitê Assessor Local (Calic), decidiu por excluir, nesta edição, a avaliação dos projetos de pesquisa.

Desta forma, os critérios para a seleção mantidos foram a análise e conferência da documentação como caráter eliminatório e a pontuação do Currículo Lattes do orientador para classificação das propostas homologadas.

Apesar das mudanças, o procedimento de inscrição permanece o mesmo que estava previsto desde o primeiro edital. “O projeto será analisado igualmente pelos consultores ad hoc de modo a contribuir com o desenvolvimento das pesquisas. Porém, neste momento não fará parte da contagem de nota. A ideia é retornar os apontamentos aos inscritos antes do início do período de execução das pesquisas, dia 1º de agosto”, esclarece Mezzomo.

Cronograma – A homologação das inscrições está prevista para o dia 20 de maio. A avaliação dos currículos ocorrerá entre 20 de maio e 08 de junho. O resultado e classificação final por campus serão divulgados a partir do dia 23 de junho.

De acordo com a pró-reitoria, o novo prazo e novos procedimentos possibilitam ainda que o resultado saia em tempo hábil para pleitear as novas bolsas com vigência a partir de agosto deste ano.

As propostas aprovadas deverão ser executadas entre 1º de agosto de 2015 e 31 de julho de 2016. Os aprovados ainda comprometem-se em fazer a entrega do relatório parcial da pesquisa entre 1º e 5 de fevereiro de 2016 e o relatório final entre 8 e 12 de agosto de 2016.

Modalidades – O Programa de Iniciação Científica da Unespar oferece as possibilidades de realização das pesquisas com o recebimento de bolsa ou voluntárias. O objetivo do programa é incentivar que os acadêmicos iniciem na pesquisa, bem como desenvolvam o pensamento e a prática científica, artística e cultural. As pesquisas são orientadas por professores que tem a função de contribuir com a formação dos pesquisadores e a realização das propostas.