Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria da Unespar procura apoio de prefeituras

Reitoria da Unespar procura apoio de prefeituras

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

A falta de espaços físicos e de pessoal de apoio são as principais demandas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Neste momento em que está em fase de organização, a instituição apresenta carta com as principais características e necessidades no sentido de aproximar as relações com municípios paranaenses.

O reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, explicita que a carência de pessoal de apoio para a realização dos trabalhos se dá pela não contratação de quadro próprio para exercer suas funções administrativas. Por isso, a Unespar pretende assinar termos de cooperação técnica com prefeituras onde se encontram os campi, tanto para serviços quanto para pessoal e técnicos especializados.

aleixo

A Unespar é a mais nova entre as instituições que integram o sistema estadual de ensino superior do Paraná. O caráter multicampi da universidade exige empenho dos gestores para compreender e atender demandas diversificadas advindas das comunidades acadêmicas e do entorno de suas sete unidades.

A organização da universidade acontece com o apoio de professores e agentes universitários cedidos temporariamente pelos diretores dos campi. Neste sentido, a equipe diretiva acredita que a ação colaborativa entre universidade e estado é uma das chaves para a equalização de problemas sociais.

Desenvolvimento social – Aleixo salienta que a Unespar tem importância para o desenvolvimento social das regiões e microrregiões em que estão instaladas as suas unidades. Isso por representar possibilidades de ampliação do conhecimento da população e consequente desenvolvimento econômico, gerados pelo acesso a cursos de graduação e pós-graduação oferecidos gratuitamente. Além disso, pode auxiliar a potencializar e sistematizar iniciativas culturais e artísticas da população local por meio de projetos de extensão e desenvolver projetos de pesquisa acadêmica que abordam e concedem visibilidade à região e microrregião.

Área de abrangência – Ofertando 68 cursos de graduação, sendo 38 licenciaturas e 30 bacharelados e dois programas de mestrado, a Unespar é constituída pelos campi de Curitiba I, Curitiba II, Campo Mourão, Apucarana, Paranavaí, Paranaguá, União da Vitória e pela Escola Superior de Segurança Pública da Academia Militar do Guatupê.

Espalhada por todo o estado abrange, pelo menos, 150 municípios. Em suas ações, reitores, pró-reitores, diretores e assessores acompanham os projetos e auxiliam na dissolução de problemas. Pois, a missão da universidade é gerar e difundir conhecimento científico, artístico-cultural e tecnológico, inovando nas diferentes áreas do saber para a promoção da cidadania, da democracia, da diversidade cultural e da sustentabilidade.