Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Startup do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da Unespar é selecionada em programa de inovação do Estado

publicado: 30/09/2020 10h48 última modificação: 05/07/2022 08h28

Projeto do campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o TrackingTec foi um dos 200 selecionados do Programa Centelha, uma chamada pública do Governo do Estado que visa o apoio ao empreendedorismo inovador. O projeto disputou em meio a mais de 800 propostas e poderá receber financiamento de até R$60 mil.

"A TrackingTec é resultado do trabalho do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial (EPA) da Unespar, campus de Campo Mourão, em promover um ambiente de empreendedorismo e inovação nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão", destaca o coordenador do curso e da startup, professor Rony Peterson da Rocha.

O projeto consiste em um sistema de rastreamento de grãos utilizando a tecnologia blockchain, que conecta toda a cadeia produtiva da matéria-prima, mapeando e fornecendo informações relacionadas ao plantio, colheita, defensivos e armazenamento. A ideia é também reduzir a complexidade do processo de certificação e selos de qualidade e recall da matéria-prima.

Segundo o professor, o projeto começou a ser desenvolvido no final de 2019 e foi aprovado para pré-incubação no Hotel Tecnológico do campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CM) em fevereiro deste ano. A parceria permitiu a formação de uma equipe multidisciplinar formada pela estudante de EPA da Unespar, Karla Hiraki Akutagawa, e pelos estudantes Engenharia de Alimentos e Ciência da Computação da UTFPR, Lucas Shinti Iwamura e Matheus Vinícius da Costa.

Desde o pré-incubamento, a TrackingTec foi aprovada e participou da primeira fase em um edital de inovações do município de Cascavel e agora acumula também a aprovação na primeira fase do Programa Centelha. O projeto segue para três etapas de avaliação e, ao final, poderá receber até R$60 mil a fundo perdido. Para Peterson, a aprovação contribuirá na continuidade do desenvolvimento da startup. "Atualmente, a TrackingTec está precisando de investidores para alavancar o desenvolvimento da startup e de parceiros para validação do protótipo", explica.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo