Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar comemora histórico positivo em relação à prestação de contas

Unespar comemora histórico positivo em relação à prestação de contas

por Paula Fernandes publicado: 30/10/2020 17h20 última modificação: 05/07/2022 08h28

Com o objetivo de zelar pelo cumprimento do que é estabelecido pela legislação vigente, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-reitoria de Administração e Finanças (PRAF), mantém em dia a regularidade das contas da instituição.

O pró-reitor da PRAF, Rogério Ribeiro, explica que, até 2015, cada um dos campi da Unespar realizava a própria prestação de contas e a Reitoria elaborava de maneira independente, também. “Com isso, enviávamos oito prestações de contas, mas unificamos e, desde então, a responsável pela prestação de contas de toda a universidade é a PRAF”, salienta.

Além disso, os processos para compra, licitação e outros da Unespar têm os padrões exigidos pela Controladoria do Estado e pelo Tribunal de Contas do Paraná, sempre respeitando a autonomia dos campi no que diz respeito aos orçamentos, conforme aprovado pelo Conselho Universitário. Para o pró-reitor, essas medidas são essenciais pra que a gestão possa ter êxito nas aprovações das prestações de contas, seguindo sempre a legislação. “Não temos excesso de burocracia que travam os procedimentos”, completa Rogério. “Todos os fluxos e rotinas que temos implementado na universidade reflete aquilo que é exigido pelos órgãos de controle externo”, assegura.

Com isso, a universidade contabiliza, de 2013 a 2018, aprovação em todas as prestações de contas. A de 2019 já tem um parecer pela regularidade, o que significa que está tudo certo para a aprovação. “Também tenho convicção de que teremos a aprovação das contas de 2020”, acredita Rogério.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo