Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar inaugura sede da reitoria na terça-feira em Paranavaí

Unespar inaugura sede da reitoria na terça-feira em Paranavaí

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Reitoria - novaO atendimento e o encaminhamento das principais ações da reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) passam a ser realizadas, a partir da próxima semana, em sede própria. Paranavaí, um dos municípios que abrigam campus da instituição, será a sede oficial e a inauguração está agendada para terça-feira, 27, às 10h30. O prédio está localizado na Rua Pernambuco, 858. No local, funcionava a Junta de Conciliação de Julgamento do município.

A nova estrutura recebeu investimento de aproximadamente R$ 220 mil da prefeitura de Paranavaí. O espaço abrigará a reitoria, as pró-reitorias e diretorias da universidade que encaminharão atividades administrativas, acadêmicas e financeiras. Além da cessão do prédio e dos investimentos na reforma, o município ainda vai ajudar com os custos de água, luz, telefone, uma faxineira e dois agentes administrativos.

A escolha de Paranavaí para sediar a reitoria da Unespar foi definida pelo governado do Estado. Até então, os trabalhos da reitoria eram realizados no escritório instalado na sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em Curitiba, bem como nos campi da universidade.

Segundo o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, a instalação da reitoria vai qualificar um pouco mais os trabalhos que já estão em desenvolvimento. “Espaço adequado e condições de trabalho são fundamentais para a qualidade do serviço. Agora precisamos trabalhar para ampliar o número de técnicos e agentes que devem ocupar as pró-reitorias”, antecipa.

Para a inauguração está prevista a presença do governador Beto Richa, do secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, de autoridades municipais, regionais e estaduais.

Unespar – A universidade foi criada em outubro de 2001 e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) em dezembro de 2013. Está vinculada à SETI, onde tem assegurado orçamento próprio. Constituindo-se uma das sete universidades estaduais públicas do Paraná, a Unespar possui os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I e II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, bem como a unidade especial da Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar de Guatupê.

Em sua estrutura disponibiliza 68 cursos de graduação, sendo 38 licenciaturas e 30 bacharelados. Também conta com 15 centros de áreas, 36 cursos de especialização, um mestrado e dois doutorados interinstitucionais, e dois programas de pós-graduação strictu sensu, em nível de mestrado.

Para a manutenção das atividades acadêmicas que reúnem 12.600 alunos de 150 municípios, a Unespar conta com aproximadamente 700 professores. Em sua linha de atuação, a universidade apresenta como missão gerar e difundir conhecimento científico, artístico-cultural, tecnológico e a inovação, nas diferentes áreas do saber, para a promoção da cidadania, da democracia, da diversidade cultural e do desenvolvimento humano e sustentável, em nível local e regional.