Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar tem 456 bolsas de PIBID e RP aprovadas pela Capes

Geral

Unespar tem 456 bolsas de PIBID e RP aprovadas pela Capes

Geral, Ensino

publicado: 22/05/2020 17h04 última modificação: 05/07/2022 08h28

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta sexta-feira (22), a distribuição de cotas de bolsas entre as Instituições de Ensino Superior que participam dos editais dos programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), lançados no início deste ano.

Para a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), foram destinadas 456 bolsas para estudantes dos cursos de licenciatura que submeteram projetos aos editais. Dessas, 264 bolsas são para o PIBID e 192 bolsas para o RP. As bolsas têm duração de 18 meses

“Embora o número seja inferior ao solicitado, diante do atual cenário de cortes de recursos para a educação, este é um ganho significativo para a universidade, pois por meio destas bolsas nós vamos trabalhar na formação inicial de professores”, explica a diretora de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Prograd), professora Márcia Stentzler.

A Unespar solicitou 504 bolsas pelo PIBID e 288 pelo RP. Conforme comunica a diretora, o comitê institucional de formação de professores irá se reunir, na próxima segunda-feira (25), para tratar sobre os cortes realizados pela Capes e a distribuição das bolsas entre os subprojetos da universidade. 

Ao todo, para o PIBID foram submetidos 19 subprojetos, sendo 17 nas áreas de Artes, Biologia, Matemática, Letras-Português, Química, Pedagogia/alfabetização e dois interdisciplinares em Educação física e História e, Letras Espanhol e Inglês. Já para o RP, foram 13 subprojetos submetidos nas áreas de Biologia, Educação Física, História, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia/Alfabetização e, ainda, dois interdisciplinares. 

HISTÓRICO - Conforme destaca Stentzler, a Unespar já tem uma tradição na execução dos programas. Enquanto universidade, participa do PIBID desde 2012 e do RP, desde que foi criado, em 2018. Em sua primeira participação, a Unespar obteve bolsas para 583 acadêmicos. Foram 32 cursos de licenciatura, nos sete campi da Universidade, atuando em 71 escolas de educação básica parceiras do projeto. No Edital de 2013, os números cresceram, passando a 785 bolsas, distribuídas em 40 subprojetos, e 96 escolas de educação básica parceiras.
Nos últimos editais, lançados em 2018, a universidade contou com 231 bolsas para o RP para estudantes de 11 cursos de graduação, com 8 orientadores e 24 professores da educação básica envolvidos. Já para o PIBID, foram concedidas 480 bolsas de iniciação à docência, de 28 cursos de licenciatura, com 60 professores da educação básica como supervisores e 20 docentes da universidade como coordenadores. 

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo