Ouvidoria
OUVIDOR
Lucílio da Silva
ouvidoria@unespar.edu.br
Telefone: (44)3141-4714
O QUE É A OUVIDORIA?
Um órgão de apoio estratégico cuja atuação como agente promotor de mudanças relacionais objetiva a mediação na busca da solução de conflitos. Atendendo aos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade e eficiência, a Ouvidoria funciona como um canal de comunicação imparcial e independente, ou seja, como manifestação de uma democracia participativa. A Ouvidoria da Unespar tem como atribuição principal procurar desembaraçar demandas internas, tanto dos campi para a Reitoria e Pró-reitorias quanto no caminho inverso.
PARA QUE SERVE A OUVIDORIA?
- Defender os direitos individuais e coletivos;
- Minimizar demandas jurídicas;
- Contribuir para a prática de boa governancia corporativa. Promover manifestações gerenciais para o aprimoramento das rotinas e processos de trabalho, bem como a melhora da qualidade dos serviços prestados;
- Simplificar o processo de aproximação entre a Instituição e a população com o trâmite das demandas entre as comunidades universitária e externa e os órgãos ou colaboradores habilitados para encontrar a solução do problema.
QUANDO RECORRER A OUVIDORIA?
Sempre que houver necessidade ou desejo de manifestar elogio, crítica, sugestão, reclamação ou denúncia pertinentes à Instituição, seus diversos órgãos e colaboradores. Em caso de discriminações e violências em função de orientação sexual, identidade de gênero, identificação religiosa, questões étnico-raciais ou qualquer ocorrência de cunho preconceituoso na Unespar.
RECLAMAÇÃO X DENÚNCIA
É importante saber a diferença:
- Reclamação é uma manifestação de insatisfação, descontentamento ou protesto quanto a um serviço prestado, uma ação ou omissão da administração e/ou de seus colaboradores.
- Denúncia é uma acusação de falta ou crime cometido, cujo conteúdo comunica uma infração de natureza penal, administrativa, cível, disciplinar de servidor ou órgão, que descumpra uma norma jurídica, o devido procedimento legal ou cause prejuízo ou dano ao patrimônio público. É importante lembrar que apresentar denúncia caluniosa ou falsa configura crime previsto em lei.
FALE COM A OUVIDORIA:
Se você não encontrou o que buscava no Portal da Transparência, poderá fazer pedido de informação pelo e mail (ouvidoria@unespar.edu.br) ou até mesmo por meio de registro de protocolo físico, conforme Formulário <Clique aqui>, entregando-o ou remetendo-o ao seguinte endereço: Av. Rio Grande do Norte, 1525 - Reitoria - Paranavaí - PR. CEP: 87.701-020.
A Ouvidoria da UNESPAR prestará atendimentos ao cidadão a respeito de solicitações da seguinte natureza: lei de acesso à infomação, elogio, sugestão, solicitação, reclamação e denúncia sobre as atividades da Instituição. <Ouvidoria => Clique aqui>
Se preferir, poderá utilizar o Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) integrado ao Sistema de Gestão de Ouvidorias (SIGO) da Controladoria Geral do Estado do Paraná.
O Sistema SIGO permite que o cidadão participe de forma democrática, realizando manifestação ou solicitação de acesso à informação, elogio, sugestão, solicitação, reclamação e denúncia. Acesse o Sistema de Gestão de Ouvidorias (SIGO).
Para acompanhar sua solicitação, acesse: Acompanhamento Ouvidoria