Geral
Docentes e estudantes representam Unespar em Encontro das Licenciaturas da Região Sul
Geral, Ensino
Entre os dias 17 e 19 de março 22 estudantes e professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), participaram do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul (IV Enlic Sul), desta vez sediado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville. Junto ao evento, aconteceram: o IV Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (IV Pibid Sul), o II Seminário do Programa de Residência Pedagógica (RP SUL) e o II Seminário da Associação Nacional pela Formação de Professores (Anfope Sul).
Os eventos reuniram pesquisadores, professores e estudantes para debater sobre o tema ‘Formação de professores: Histórico, políticas e práticas pedagógicas’. Para Josiane Aparecida Gomes Figueiredo, coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Unespar, participar do IV Enlic Sul foi fundamental por conta dos debates sobre a formação docente e para estabelecer diálogo entre profissionais da educação básica, licenciandos e pesquisadores.
“O evento proporcionou discussões sobre o impacto das políticas educacionais na formação inicial e continuada de professores, além das mudanças no Ensino Médio e sua implementação prática”, destaca Josiane. Para a coordenadora, essas conversas “articulam a teoria e a prática, favorecendo a imersão dos futuros professores nas escolas e aprimorando sua formação”.
Premiação
A estudante de Artes Visuais do campus de Curitiba II/FAP, Annie Cristina Sena de Carvalho, participou do concurso para a criação da logomarca do IV Enlic Sul, IV Pibid Sul, RP SUL e Anfope Sul, em maio do ano passado. A arte que elaborou foi escolhida e usada para a organização dos materiais gráficos do Encontro.
Ao ler os textos fornecidos pelos organizadores do concurso, Annie coletou palavras-chave: acolher, rede, docência, educação, escola, evolução, socialização e aprendizagem. “Fiz cada quadradinho inspirado na importância da formação do aluno na Licenciatura para se tornar professor”, explica.
Annie estava despretensiosa, mas “como a grande maioria de coisas que faço pela Unespar, vi como oportunidade de crescimento como artista visual, e também aprendizado ao participar de um edital logo após ter feito Pibid”, relata a estudante.