Você está aqui: Página Inicial > Assuntos Estudantis > MORADIA > MORADIA

MORADIA

por Angelo Ricardo Marcotti publicado 28/04/2017 11h06, última modificação 29/01/2020 11h02

Onde vou morar? Essa é uma dúvida frequente de jovens que precisam sair de casa para iniciar a vida universitária. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por exemplo, possui campus em seis municípios, o que exige de parte dos futuros estudantes um novo endereço.

Todos os anos mais de 3 mil calouros iniciam as atividades nos cursos da Unespar. Estimativas institucionais indicam que a universidade abrange pelo menos 150 municípios e mais de 4,5 milhões de pessoas. Além disso, a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) também tem contribuído para a ampliação da diversidade e do público atendido.

A partir desse cenário, a Assessoria de Comunicação realizou um levantamento para ajudar os que necessitam de moradia. São grupos e contatos que possibilitam checar vagas e valores em repúblicas, pensões ou até encontrar apartamentos e casas para aluguel. Confira as possibilidades divididas conforme os municípios que possuem sede da Unespar.

Apucarana

Para quem vai estudar em Apucarana existe o grupo Vagas de moradia pensão pensionato república APUCARANA. As publicações são privadas e os interessados devem solicitar participação que será autorizada pelos administradores.Existe também um pensionato feminino “A Verona” contato no e-mail marcelo_verona@hotmail.com ou no telefones (43)3033-3614 ou (43)9153-0541.

Campo Mourão

Em Campo Mourão existem três grupos específicos sobre o assunto: Moradia – Campo MourãoMoradia Unespar – Campo Mourão ou Campo Mourão – PR – Dividir Moradia.

No grupo Vendo meu usado de Campo Mourão e região também disponibiliza algumas opções de moradia.

Além disso, o município também possui os pensionatos: Elizete LaraLago AzulDa Mari, da Dona Cleide Colpochi, da Zélia, pensionato Maranatha (44) 3017-0143 ou (44) 9 9852-6808, o Pensionato Estudantil Feminino Davini´s  (44) 9 9707-4569 ou 9 2000-6679, e o Pensionato Estudantil Feminino Davini's (44) 99707-4569. 

Curitiba

Para os estudantes do campus de Curitiba I e Curitiba II uma das opções mais tradicionais é a Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU). Os contatos com a fundação podem ser efetuados por meio do Facebook em www.facebook.com/ceuparana e www.facebook.com/groups/111972765571099 ou ainda pelo site www.ceupr.com.br.

Outra opção é a Casa do Estudante Luterano Universitário no site: http://www.celu.com.br/

A capital ainda possui alguns grupos como Dividir moradia em Curitiba-PRCuritiba PR – Dividir Moradia e Dividir moradia em Curitiba-PR.

Paranaguá

Tem um grupo em Paranaguá que conta com informações sobre alugueis de quartos e kitnets. 

Paranavaí

Paranavaí, o município sede da reitoria da Unespar, oferta algumas opções de moradias para aluguel no grupo Desapega Paranavaí e, mais recentemente, um grupo de acadêmicos da universidade criou o grupo Moradia Estudantil em Paranavaí para troca de informações.

União da Vitória

Para os estudantes que vão para o campus de União da Vitória, no sul do Estado, o assunto é discutido no grupo Dividir Moradia - Porto União da Vitória. No município que faz divisa com Santa Catarina também estão disponíveis os grupos Classificados Porto União da Vitória - PR/SC e Classificados Porto União da Vitória e Região.