Geral
Projeto Data Symbion da Unespar recebe financiamento para realização de monitoria ambiental
Geral, Extensão
O Projeto Data Symbion, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, que acontece em parceria com a ONG MarBrasil, Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Paranaguá e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), integra o grupo de 19 soluções inovadoras para desafios do oceano e regiões costeiras do Brasil que receberão R$ 3,7 milhões em apoio financeiro, pela Fundação Grupo Boticário. As propostas escolhidas serão executadas a partir de 2022, ao longo de 12 a 36 meses. Ao todo, cerca de 900 participantes estavam concorrendo ao edital.
Para este edital, o Data Symbion desenvolverá um Sistema de Environmental Intelligence que ajudará nas tomadas de decisão baseadas em dados ambientais. Com um dashboard interativo, é possível acessar usuários de informações públicas ou privadas, com análises robustas e ferramentas de inteligência artificial, proporcionando um meio de compreender os impactos gerados pela emergência climática para mitigar os efeitos para a sociedade e para conservação da natureza.
“O Data Symbion sempre teve como objetivo, tornar fácil e rápido o acesso às informações de monitoramento ambiental, que apesar de serem públicas estão disponíveis apenas em relatórios técnicos. A conquista de mais um financiamento para esse projeto, mostra sua importância para a conservação da natureza e para mitigar os efeitos da emergência climática nas cidades costeiras”, destaca o professor da Unespar e coordenador do projeto, Pablo Damian Borges Guilherme.
Conheça o Data Symbion
O Data Symbion surgiu em 2018, após uma discussão ocorrida no I Encontro Nacional Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade, organizado pelo IFPR, campus Paranaguá e executado em parceria entre a Unespar e a UFPR. Durante o evento, várias empresas portuárias, representantes do estado e a comunidade científica vislumbraram a possibilidade de padronizar as metodologias de monitoramento ambiental portuário, organizar e integrar as informações em um sistema que possibilitasse análises sinérgicas entre a biodiversidade e os múltiplos impactos ambientais.
Em 2019, com o auxílio da ONG Associação MarBrasil, foi montada uma equipe multidisciplinar com doscentes e estudantes do curso de Ciências Biológicas da Unespar, campus Paranaguá e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPR, campus Paranaguá. O projeto foi financiado pela Fundação Grupo Boticário, por meio do edital de Biodiversidade do Paraná. Atualmente encontra-se em fase final.
O Data Symbion iniciou suas atividades organizando os organismos de ambientes associados a fundo aquáticos que vivem sobre as rochas ou estruturas rígidas, por conta de sua importância na cadeia alimentar, e por consequência para a economia das comunidades ribeirinhas.
Para conhecer mais sobre o Data Symbion, acesse as redes sociais da @associacaomarbrasil ou o site da ONG MarBrasil.