Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Festar da Unespar encerra com noite de celebração artística cultural

1º Festar da Unespar encerra com noite de celebração artística cultural

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 18/06/2024 14h47 última modificação: 18/06/2024 14h56
Exibir carrossel de imagens David Jogia/Diretoria de Cultura

O 1º Festar - Festival de Arte e Cultura da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), encerrou suas atividades na noite do último sábado, 15 de junho, com uma variedade de atividades e apresentações que marcaram a comunidade acadêmica. O festival, que ocorreu no campus de Paranavaí, proporcionou quatro dias intensos de atividades culturais e artísticas, destacando o talento dos estudantes em diferentes áreas.

Durante os dias de evento, o Festar apresentou uma programação diversificada que incluiu performances artísticas, mostras de cinema audiovisual produzidas pelos próprios estudantes, exposições de artes visuais, além de oficinas imersivas e workshops. Essas atividades não apenas promoveram a expressão cultural dos participantes, mas também estimularam o diálogo intercampi e a integração entre os diferentes cursos oferecidos pela Unespar.

Um dos pontos altos do festival foram as apresentações artísticas dos estudantes, que demonstraram criatividade e habilidade em diversas formas de expressão, desde música e dança até teatro e artes visuais. A mostra de cinema audiovisual destacou produções que refletiam temas contemporâneos e questões sociais relevantes, proporcionando uma plataforma para o debate e a reflexão dentro da comunidade universitária.

As oficinas imersivas e workshops, ministrados por docentes da instituição e convidados, oferecidos durante o Festar, permitiram aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e habilidades em áreas específicas, incentivando o aprendizado prático e a troca de experiências entre estudantes e professores.

O encerramento do festival, na noite do dia 15 de junho, foi marcado por uma celebração que reuniu estudantes, professores, e membros da comunidade externa para celebrar o sucesso do evento e os talentos apresentados ao longo da semana. A participação ativa do público foi essencial para o ambiente inclusivo e vibrante que caracterizou o Festar, demonstrando o engajamento e o apoio à cultura e à arte dentro da universidade.

Em resumo, o 1º Festar da Unespar não apenas consolidou-se como um espaço vital para a expressão cultural e artística dos estudantes, mas também fortaleceu os laços comunitários e promoveu um ambiente de aprendizado enriquecedor e colaborativo. Com uma programação diversa e participação entusiástica, o festival deixou uma marca permanente na história da universidade, inspirando futuras edições e reafirmando o compromisso da Unespar com a cultura e a educação integral de seus alunos.

registrado em: , ,