Geral
280 pessoas participam de Seminário internacional sobre Educação Inclusiva
Geral, Pesquisa
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizou, entre os dias 10 e 12 de dezembro, o 2º Seminário Internacional do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Siprofei), o 3º Seminário Nacional de Educação Inclusiva e o 1º Encontro Regional Sul do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei). Os eventos reuniram cerca de 280 professores da educação básica, mestrandos, docentes e pesquisadores, de diferentes regiões do Brasil, em Pontal do Paraná.
A programação contemplou palestras com pesquisadores nacionais e internacionais, que abordaram temas atuais sobre políticas públicas, práticas pedagógicas e desafios da inclusão escolar. Também foram realizadas oficinas temáticas, voltadas ao desenvolvimento de metodologias inclusivas e recursos pedagógicos, além de salas de comunicação, onde os participantes apresentaram trabalhos acadêmicos e relatos de suas experiências.
O evento contou ainda com apresentações culturais e artísticas, que promoveram integração entre os participantes. Atividades de confraternização também fizeram parte da agenda, reforçando o caráter colaborativo e a construção de redes de pesquisa e prática.
Para a coordenadora institucional do Profei, Roseneide Cirino, esses Seminários "fortalecem o diálogo entre diferentes atores da área educacional e contribui para o aprimoramento das práticas pedagógicas voltadas à inclusão, em consonância com os desafios contemporâneos da escola brasileira”, explica. A docente ainda acrescenta que "o fato de a Unespar sediar os seminários reafirma seu papel como instituição pública comprometida com a promoção de debates científicos e com a formação continuada de profissionais da educação. Também demonstra a representatividade da Unespar dentro da Rede Nacional do Profei".




