Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 68º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores discute os rumos do ensino superior

68º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores discute os rumos do ensino superior

Geral, ensino

por Marina Santos Daum publicado: 01/12/2022 16h53 última modificação: 01/12/2022 17h17

Nesta quarta-feira (30), na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba I/Embap, aconteceu a abertura do 68º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), com a participação de diversas autoridades estaduais e nacionais. O presidente da Abruem e reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), professor Francisco do O’ de Lima Júnior, destacou ser importante realizar o evento no Paraná, uma vez que é um dos estados com a maior rede de Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Brasil e a segunda unidade federativa em número de afiliados na Abruem.

O presidente reforça que o Fórum se tornou um espaço para fortalecer pautas defendidas pela associação. “Nos apropriaremos de discussões, experiências, estudos estratégicos que concorrem como pavimento do caminho para a construção de um sistema nacional de educação superior”, completa.

A reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino, deu as boas-vindas e fez uma breve apresentação sobre a instituição. “A Unespar é uma universidade pública estadual composta por sete campi que atendem grandes regiões do Paraná. Estamos presentes em seis cidades do estado: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Nossa comunidade acadêmica compõe-se de mais de 10 mil estudantes, mais de 70 cursos de graduação, mais de 10 mestrados e importantes projetos para futuros doutorados”, elenca.

Salete reforça que as instituições públicas de ensino superior possuem um papel sensível, “já que na maioria dos países não se limitam apenas ao ensino, mas desenvolvem pesquisa e extensão, promovendo o avanço científico, artístico, cultural, socioeconômico e mantêm o contato com a sociedade, por meio de serviços altamente especializados. Sendo assim, cumprimento a todas e todos os dirigentes aqui presentes, pela dedicação, esforço pessoal, coragem e determinação, na representação de nossas universidades, frente aos grandes desafios em defesa do Ensino Superior público, gratuito, de qualidade e inclusivo”.

Dentre as figuras que compuseram a mesa de abertura, estava o superintendente Aldo Nelson Bona, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que aproveitou a ocasião para lançar e assinar o documento da Política de Extensão no Paraná.

“Além deste lançamento, gostaria de aproveitar essa ocasião para anunciar mais dois momentos importantes: Concessão de apoio financeiro de R$ 226 mil para custear o primeiro curso de formação para ações articuladoras de ensino, pesquisa e extensão; e edital do Programa Universidade Sem Fronteiras, com um investimento de R$ 8,9 milhões”, divulga o superintendente, ao reforçar que o Paraná é o Estado que mais apoia atividades extensionistas.

Em seguida, aconteceu a assinatura oficial dos documentos, com a presença do presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e reitor da Universidade Estadual do Paraná (UEPG), professor Miguel Sanches Neto, e com a vice-coordenadora do Forproex-Sul e pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Fabiana Regina Veloso.

Durante a cerimônia de abertura, houve uma homenagem à reitora da Unespar, com a entrega de uma placa alusiva ao 68º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem, pelas mãos do presidente da Associação. Dando continuidade às condecorações, aconteceu a entrega de medalhas e do diploma de associado honorário da Abruem, aos reitores e reitoras que concluíram seus mandatos, conforme previsto no Art. 5, § 3 do Estatuto da Abruem

ESTATUTO CLIQUE AQUI

O Fórum ainda acontece durante esta quinta-feira (1º) e sexta-feira (2) com palestras, que tem como objetivo debater os rumos do Ensino Superior no Brasil, a ciência e a tecnologia, assim como proporcionar um espaço de trocas pedagógicas.

O 68º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem iniciou com a apresentação da Big Belas Band, banda vinculada ao campus de Curitiba I/Embap e com a apresentação do Coral do campus de Curitiba II/FAP.

Estiveram presentes compondo a mesa de abertura: o presidente da Abruem e reitor da Urca, professor Francisco do O’ de Lima Júnior; a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; o superintendente da Seti, professor Aldo Nelson Bona; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes Pontes; o presidente da Apiesp e reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto; o vice-presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), professor Odilon Máximo de Morais; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da Unespar, professora Rosimeire Darc; e a Pró-reitora de Extensão e Cultura da Unioeste, professora Fabiana Regina Veloso.