Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta para visitação, mostra reúne obras de alunos e professores do campus de Curitiba II/FAP, da Unespar

Geral

Aberta para visitação, mostra reúne obras de alunos e professores do campus de Curitiba II/FAP, da Unespar

geral, extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 01/12/2025 13h44 última modificação: 01/12/2025 13h44

Está aberta para visitação, até o dia 6 de dezembro, das 15 às 18 horas, a exposição ‘Dilações’, na Galeria Anous, em Curitiba. A exposição reúne obras de professores e egressos do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Campus de Curitiba II/FAP, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). As obras trazem diferentes linguagens visuais e propõem expandir os limites do espaço físico, psicológico, terrestre e espaço-tempo.

Dilações é um termo que remete ao intervalo entre o momento em que algo acontece e o instante em que deveria ter acontecido. Um tempo de demora, de delonga, devagar. Ato ou efeito de dilatar(-se).

A curadoria da Mostra é de Ana Conda, Laisona, Lissa Bianc e Mavie Barros.

O trabalho foi realizado na disciplina Poéticas Contemporâneas, sob orientação da professora Maria Cristina Mendes. 

Na mostra é possível apreciar pinturas, vídeos, tridimensionalidade, fotografias, instalação e performances.

Segundo Laisona, uma das curadoras, “as obras formam um tecido de processos que se dilatam e se contaminam mutuamente, expandindo-se para além dos limites de cada suporte onde os gestos artísticos se encontram. Em um ano marcado por fins e despedidas, como o fim da graduação e dos vínculos construídos ao longo do caminho, Dilações é um convite à reflexão do próprio tempo, da existência e dos sentimentos mais profundos”, afirma.

Lissa Bianc, outra curadora, explica: “Mais do que encerrar uma etapa, esta exposição honra o valor da suspensão, do intervalo e do inacabado como dimensões férteis da criação. Aqui, o processo importa tanto quanto o resultado; o gesto ainda em trânsito encontra lugar, e o que se apresenta é uma constelação de buscas, dúvidas, descobertas e afetos. Dilações celebra, assim, o contínuo movimento de tornar-se artista, um movimento que nunca se completa, apenas se expande.”

Sobre o espaço, a Galeria Anous é um espaço dedicado à performance art e que abriga os ateliês de diversos artistas de Curitiba. A galeria é voltada para a arte contemporânea e circular, característica que cunha não a circunscrição, mas sim a possibilidade de não ter limite.

O espaço é gerido por Renata Mocellin, fundadora da galeria, e por Vini Maia, produtor geral do espaço. Renata é formada em Artes Visuais pela Central Saint Martins, em Londres. Vini Maia é formado em Gravura pelo Campus de Curitiba I/Embap, da Unespar. Além da sua pesquisa poética, trabalha também com produção cultural e curadoria. Sua trajetória artística culminou em se adequar num circuito onde as passagens são, na verdade, frestas. Entendendo a dificuldade do artista de adentrar a espaços tão lineares, Vini propõe a circularidade da galeria como tática de acesso democrático.

A Galeria Anous fica na Rua Brigadeiro Franco, 2119, no Centro, em Curitiba.