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Aberto prazo para submissão de trabalhos na Revista O Mosaico
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Termina no dia 9 de março, o prazo para submissão de trabalhos na Revista O Mosaico – Dossiê Estágios Supervisionados em Arte: práticas, adversidades e formação docente Jan/Junho 2025.
Este Dossiê é destinado a pesquisadores/as, educadores/as, estudantes, supervisores/as de estágio, gestores/as de instituições culturais e todos/as interessados/as na formação em Artes. O objetivo é que a publicação contribua para um entendimento mais profundo dos estágios supervisionados como espaços de aprendizado e prática essenciais, oferecendo uma plataforma para a troca de experiências e conhecimentos entre os/as diversos/as agentes envolvidos/as.
O estágio supervisionado, tanto obrigatório quanto não obrigatório, é uma etapa essencial na formação em licenciatura e bacharelado em Artes (artes visuais, dança, música e teatro). Ele oferece uma oportunidade ímpar para que discentes consolidem e desenvolvam o conhecimento teórico, vivenciem as realidades do campo profissional e desenvolvam práticas pedagógicas e artísticas que reflitam sua formação.
Dada a relevância dos estágios supervisionados, o Dossiê pretende reunir artigos, ensaios, entrevistas, memoriais de experiência e estudos que abordem o papel e a importância dos estágios supervisionados no campo das Artes. São especialmente bem-vindos trabalhos que discutam aspectos práticos e metodológicos do estágio, adversidades enfrentadas no exercício do estágio e supervisão, e as possíveis contribuições dessas vivências para a formação de um/a profissional sensível às demandas artísticas, pedagógicas e culturais contemporâneas.
Alguns tópicos que podem ser abordados para o Dossiê, sem prejuízo de outras possibilidades:
- A importância do estágio na formação da/o profissional de Artes e na construção de identidades artísticas;
- Desafios e oportunidades do estágio supervisionado em instituições culturais e espaços escolares;
- Abordagens metodológicas de ensino e supervisão aplicadas ao estágio em Artes;
- Experiências e relatos de estágio focados na diversidade e inclusão, especialmente em temas étnico-raciais, de gênero e acessibilidade;
- O papel do estágio na construção de uma prática pedagógica antirracista e socialmente engajada;
- Contribuições do estágio supervisionado para a formação de um pensamento crítico no campo das Artes.
O Dossiê Estágios Supervisionados em Arte: práticas, adversidades e formação docente é organizado pelas professoras Caroline Vetori de Souza e Marcia Sabina Rosa, ambas da Unespar, e pelo professor Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin, também da Unespar. Além do Dossiê, a Revista O Mosaico receberá a submissão de trabalhos em fluxo contínuo.
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