Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura de PSS para agentes universitários em caráter emergencial foi tema de reunião entre a reitoria da Unespar, SETI e SEAP

por Helio Sauthier publicado: 09/06/2021 11h03 última modificação: 05/07/2022 08h30

No dia 08 de junho, ocorreu uma reunião da reitoria da Unespar com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e com a Secretaria de Administração e Previdência (SEAP), cuja pauta foi a solicitação de abertura de PSS para agentes universitários, processo que está tramitando desde fevereiro de 2021.

A Unespar apresenta alta defasagem no quadro de seus servidores, especialmente se comparado às demais IES estaduais. Das 266 vagas de agentes universitários constantes na Resolução 016/2007 – SETI e Lei 17. 382/2012, somente 115 estão ocupadas atualmente, uma vez que não se autorizou a realização de concursos para suprir tais vagas, decorrentes de aposentadorias, exonerações e falecimentos.  O reduzido número de agentes apresenta grande desafio a gestão da Universidade que foi criada em 2013 e que necessita de técnicos especializados para o desenvolvimento das atividades institucionais.

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, salienta que desde o início da gestão tem buscado incessantemente pela abertura de PSS e Concurso Público, tanto para agentes universitários, quanto para docentes. “A Unespar oferta mais de 60 cursos de graduação e 11 programas de mestrado nos 7 campi da Universidade, que conta com mais de 12 mil estudantes de graduação e pós-graduação e, tanto o número de agentes universitários, quanto de docentes efetivos, estão aquém das demandas que nossa Instituição necessita”, destaca a reitora.

A reitora salienta ainda que tem sido de fundamental importância a ação do pró-reitor de Planejamento, Sydnei Kempa, no levantamento de dados, bem como da pró-reitoria de Recursos Humanos e Desenvolvimento para a instrução das solicitações de PSS e Concurso Público.  “Esta reitoria não tem medido esforços, no sentido de demonstrar a situação institucional e buscar a autorização de PSS e Concurso Público em caráter emergencial para recompor o quadro de servidores da Universidade”, conclui a reitora.

Participaram da reunião a reitora da Unespar, o pró-reitor de Planejamento, Sydnei Kempa, o secretário da SEAP, Marcel Henrique Micheletto, o superintendente da SETI, Aldo Bona, o diretor geral da SEAP, Elisandro Pires Frigo, o diretor geral da SETI, Michel Jorge Samaha, e a diretora de recursos humanos da SEAP, Graziele Andriola.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo