Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura do V Ágora Matemática aconteceu no dia 20 de setembro

Abertura do V Ágora Matemática aconteceu no dia 20 de setembro

Geral, Extensão

por Helio Sauthier publicado: 22/09/2021 11h43 última modificação: 05/07/2022 08h30

No dia 20 de setembro, aconteceu a abertura da quinta edição do Ágora Matemática, evento promovido pelo Colegiado do curso de Matemática do campus de Campo Mourão, em parceria com a o Mestrado Acadêmico em Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Por conta das restrições da pandemia de Covid-19, o evento foi realizado remotamente, por meio do canal do PPGEM no Youtube.

O Ágora Matemática tem inspiração na Grécia Antiga, uma alusão às praças onde aconteciam os debates sobre cidadania. Segundo a coordenação do evento, por fazer alusão a um lugar de discussão, o Ágora toma para si a responsabilidade de ser um espaço em que se discute a matemática e seu ensino, contando com a participação de pesquisadores, acadêmicos de graduação, professores da Educação Básica e outras pessoas que se interessem pelo tema. Por ser espaço de discussão, tem como pauta a disseminação de resultados de pesquisa na área da matemática e da educação matemática, tomando esta última, uma área de discussão também no que diz respeito à formação de professores para os diferentes níveis de educação.

A abertura, realizada pelo professor Fabio Alexandre Borges, contou com a apresentação artística acessível “Adaptat entre avessos”, resultante do projeto de extensão “Limites em Movimento”, coordenado pela professora Andréa Sério, do Colegiado do curso de Dança do campus de Curitiba II da Unespar. Participaram da abertura, a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, o coordenador do Colegiado de Matemática de Campo mourão, Luciano Ferreira, o coordenador do PPGEM, Evertom Goldoni Estevam, e o coordenador do Ágora Matemática, João Henrique Lorin.

Após os pronunciamentos dos participantes, ocorreu a palestra “Alargando sentidos: O que queremos dizer com decolonizar currículos em Matemática”, proferida pelo professor Victor Giraldo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mediação do professor Wellington Hermann.

ACESSE AQUI O VÍDEO DA ABERTURA DO EVENTO