Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abstenções somam 48% no Dia de Ocupação de Vagas, mas número não surpreende

Geral

Abstenções somam 48% no Dia de Ocupação de Vagas, mas número não surpreende

Geral, Ensino

por Denise Ligmanovski publicado: 03/04/2023 14h42 última modificação: 03/04/2023 14h42

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizou no dia 2 de abril a prova de redação aos/às candidatos/as inscritos/as no Processo Seletivo de Ingresso Dia de Ocupação de Vagas, para vários cursos de graduação da Unespar.

O número de ausentes seguiu a média histórica de faltosos. Dessa vez, 48% dos 1707 candidatos/as desistiram de disputar uma das mais de 600 vagas oferecidas para as cidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, para cursos de bacharelado e licenciatura.

Para a coordenadora da Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV), Áurea Viana de Andrade, o número não surpreendeu: “Quando realizamos vestibular, historicamente cerca de 50% dos/as inscritos/as acabam faltando, ou seja, entre as inscrições de quem tem intenção de fazer o processo, normalmente metade paga e realiza a prova. É uma situação recorrente”, explica, lembrando que a única diferença é que dessa vez a inscrição foi gratuita, portanto, o número de ausentes só foi contabilizado no dia da prova.

Enquanto muitos desistiram de fazer a prova, dona Sária dos Santos Medeiros, 73 anos, de Campo Mourão, não perdeu tempo e agarrou a oportunidade assim que soube. Ela se inscreveu na disputa para concorrer a uma vaga em Engenharia de Produção Agroindustrial, assim que sua filha informou sobre as inscrições para vagas remanescentes da Unespar. “Tenho muita vontade de aprender, a gente não pode ficar parado, caso contrário a cabeça pira. Quero entrar e dar o melhor de mim”, declara toda entusiasmada. 

A próxima etapa do Dia De Ocupação de Vagas será a convocação para realização do Teste de Habilidade Específica (THE), dia 12 de abril. Os testes serão realizados nos campi de Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP, dias 17 e 18 de abril e o resultado sairá dia 19 do mesmo mês.

O resultado geral do processo seletivo será divulgado no dia 20 de abril de 2023, no site vestibular.unespar.edu.br.

Para mais informações, leia o edital, Manual do Candidato e o Manual de THE. Em casos não contemplados pelos documentos, entre em contato com a CCCV, pelo endereço vestibular@unespar.edu.br ou pelo telefone (44) 3518-1844.