Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acadêmicos apresentam filmes produzidos em programa de mobilidade

Acadêmicos apresentam filmes produzidos em programa de mobilidade

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Estudantes participaram de atividades na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa

Quatro estudantes do curso de Cinema e Audiovisual, ofertado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) no campus de Curitiba II, tiveram a oportunidade de participar do programa de Mobilidade Acadêmica Docnomads, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em Lisboa. Nesta terça-feira, 30, parte do trabalho realizado será apresentada para a comunidade, às 19 horas, no auditório Antonio Melillo. A sessão especial é aberta ao público e contará com a exibição de cinco documentários curta-metragens.

Documentários
Terra é um dos documentários que será exibido. Com direção da acadêmica, Flora Suzuki, a produção mostra o retrato cotidiano de um bairro criado e habitado por cabo-verdianos nos arredores de Lisboa, Portugal.

A acadêmica, Anna Clara Petracca, vai apresentar o documentário intitulado Corpo que propõe uma reflexão acerca do pertencer, do ser, estar e existir em diversas formas sociais, físicas, sensíveis e mutáveis. O documentário Fluir, dirigido pela acadêmica Duda Berlitz, também está entre as obras a serem exibidas.

Gulami and Me e O retorno do sonho são dois documentários dirigidos pelo estudante Shai Oliva Alon. O primeiro registra o encontro que teve com o músico turco Gülami Yesildal. O segundo é uma autobiografia em que o estudante conta sua história por meio de imagens de seu arquivo.

Mobilidade
Por meio do Docnomads, os estudantes participaram de aulas na universidade portuguesa, durante cerca de dois meses. O programa de mobilidade acadêmica se caracteriza por um curso de mestrado de dois anos em Direção de Filmes Documentários e é oferecido, também, pela University of Theatre and Film Arts, de Budapeste, e pela College Sint Lukas (LUCA), de Bruxelas. Os filmes documentários são apresentados como trabalhos de conclusão das atividades.

O coordenador institucional junto ao programa e professor do curso de Cinema e Audiovisual, Eduardo Baggio, ressalta que esta foi a primeira ação de mobilidade internacional de alunos do curso. Para ele, a experiência gerou resultados incríveis para a formação dos alunos e para o curso como um todo.