Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações de apoio ao PIBID e ao Programa de Residência Pedagógica são discutidas pelas universidades e a Apiesp

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 05/07/2021 16h06 última modificação: 05/07/2022 08h30

Nesta segunda, 5 de julho, a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unespar, Marlete dos Anjos Schaffrath, participou, juntamente com as pró-reitorias das demais IES, de uma reunião com a presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Pública (Apiesp), Fátima Padoan, para tratar de ações institucionais de apoio ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e ao Programa de Residência Pedagógica.

O PIBID oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Programa faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. O Programa de Residência Pedagógica, por sua vez, constitui uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, com o objetivo de aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso.

As demandas das pró-reitorias de Ensino foram ouvidas pela presidente da Apiesp que se comprometeu em levá-las para outras instâncias das políticas educacionais e públicas. Para a professora Marlete, “o compromisso da Apiesp com esta causa é bastante significativo para a a afirmação de políticas institucionais de apoio aos nossos projetos formativos no âmbito das Licenciaturas”, concluiu a pró-reitora.