Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ageuni divulga projetos aprovados em edital de cooperação de Pesquisa e Desenvolvimento

Geral

Ageuni divulga projetos aprovados em edital de cooperação de Pesquisa e Desenvolvimento

Geral, Pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 13/07/2023 11h36 última modificação: 13/07/2023 11h40

As Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) se reuniram, nos dias 7 (Comitês Regionais de Campo Mourão) e 10 (Comitês Regionais de Paranaguá), para divulgar as 43 propostas de parcerias para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que foram aprovadas para a segunda fase da seleção, referente ao edital 01/2023 do Programa Agências para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação do Paraná.

EDITAL 01/2023 CLIQUE AQUI 

PROPOSTAS APROVADAS CLIQUE AQUI 

Ao todo, 66 propostas foram inscritas para a primeira fase:

  • 48 na Ageuni I;
  • 18 na Ageuni II.

Foram aprovadas:
  • 31 na Ageuni I;
  • 18 na Ageuni II.

O edital prevê investimento de R$20 milhões em propostas de pesquisa e desenvolvimento destinado a microempresa, microempreendedor individual, pequena e média empresa, grande empresa, municípios, cooperativas e outras formas de comercialização. 

O secretário executivo das Ageunis da Unespar, professor Sebastião Cavalcanti Neto, explica que “agora as propostas aprovadas contarão com o apoio para a elaboração do plano de trabalho que será submetido para análise da Ageuni Estadual”.

A Reitora da Unespar e Presidente dos comitês regionais da Unespar I e II das Ageunis ressalta a importância das ações desenvolvidas. “As Ageunis constituem um canal de relacionamento entre a academia, o setor produtivo, sociedade e governos”.

A Ageuni foi criada com o objetivo de realizar ações para estimular o desenvolvimento regional sustentável com fundamento no conhecimento gerado pelas Instituições Estaduais de Ensino Superior. Na Unespar foram instalados dois Comitês Regionais da Ageuni:


RegiõesContato
Ageuni I Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) e Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) ageuni1paranagua@unespar.edu.br
Ageuni II Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) ageuni2campomourao@unespar.edu.br


Para mais informações, leia o edital e em casos não contemplados pelo documento, entre em contato com a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do contato ageuni@seti.pr.gov.br.